HPE Simplivity
Navigation
Topo

Unicasa investe em storage e backup para seguir crescendo

Com 33 anos de atuação no segmento moveleiro, a Unicasa Móveis é um caso de sucesso. Contabilizando cerca de 700 revendas autorizadas, a companhia expandiu seu portfólio para atender diferentes aspirações do público consumidor. Assim, criou marcas como Dell Anno, Favorita, New e Casa Brasileira. A empresa atua ainda com setor corporativo e mercado externo. Comprometida com a continuidade desse legado, buscou a expertise da HT Solutions para implementar seu sistema de backup e storage.

A Unicasa necessitava de alta disponibilidade e capacidade de armazenamento, além de melhorias na sua plataforma de backup e recuperação. Para tanto, recorreu ao time de especialistas da HT Solutions. Conforme o arquiteto de soluções Deivis Carobin, o projeto apresentado partiu do fornecimento de um novo storage. A opção foi pelo HPE 3PAR 8200, visando à replicação com o ambiente legado do cliente – um 3PAR da família 7000. “Nesse aspecto, vale uma observação quanto à proteção de investimento”, ressalta Carobin. “Afinal, é possível replicar famílias diferentes de 3PAR entre si, mesmo em se tratando de gerações mais antigas”, anota.

 

CONVERGÊNCIA NO BACKUP

Segundo o profissional da HT Solutions, o projeto agregou maior capacidade de armazenamento, adicionando ainda ao tradicional backup em fita um appliance de backup HPE StoreOnce 3540 com capacidades de deduplicação.

Entre as múltiplas bases de dados da Unicasa, a principal reside num banco Oracle e alimenta todo ERP da empresa. São aproximadamente 2TB de dados – e janelas para backup cada vez mais apertadas. “Por isso, colocamos em prática a implementação do RMC-O (Recovery Manager Central for Oracle)”, explica Carobin. Ele destaca que o produto que já vem embutido no licenciamento do novo 3PAR. Assim, possibilita – sem software de backup adicional – integrar o storage primário do banco de dados ao appliance de backup StoreOnce. “É uma plataforma única, convergente, que tira proveito da facilidade e performance de snapshots consistentes diretamente para o StoreOnce”, complementa. Na prática, o sistema oferece à Unicasa um backup consistente de 2TB de dados em menos de um minuto. “Já deduplicado, em local externo ao storage”, ressalta o arquiteto de soluções da HT Solutions.

 

PALAVRA DO CLIENTE

Para o analista de infraestrutura da Unicasa, Emerson Sberse de Souza, a solução apresentada garante maior agilidade às tarefas rotineiras. “Com a implementação do RMC-O, tivemos um ganho absurdo em tempos de backup e recuperação”, relata Souza. Ele cita que, antes da implementação, se perderia muito tempo para realizar a recuperação dos dados em caso de desastre. “Agora ficou muito rápido, possibilitando criar snapshots instantâneos integrados ao storage 3PAR e StoreOnce várias vezes ao dia”, comemora. “Isto possibilita ter vários pontos de restauração ao longo do dia, da semana ou do mês”, acrescenta Souza. Assim, explica o analista de infraestrutura, minimiza-se praticamente a zero a perda de dados em caso de falha.

 

Unicasa: apoio da HT Solutions para otimizar sistema de backup

SOBRE A UNICASA

Um dos maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, o grupo Unicasa tem sede em Bento Gonçalves/RS. A cidade fica na Serra Gaúcha, hoje um dos principais polos moveleiros do país. Quando começou, em 1985, a empresa fabricava apenas mobiliário de cozinha. Durante a década de 1990, expandiu suas atividades, investindo em novos produtos e na diversificação dos canais de distribuição.

Atualmente, seu parque fabril soma mais de 50 mil metros quadrados de área construída. Lá são produzidos mais de 180 mil módulos de móveis ao mês. Um dos principais investimentos da empresa nos últimos anos foi a adoção da linha de produção just in time. Totalmente automatizado, o processo é personalizado para suas diferentes linhas de produtos. Não à toa, a Unicasa é líder em receita bruta no mercado brasileiro de móveis planejados. Suas marcas possuem grande reconhecimento no mercado nacional e alcançam, complementarmente, todos os estratos sociais.

 

Fotos: Unicasa/Divulgação