HPE Simplivity
Navigation
Topo

Estudo aponta tendências para consumo e conteúdo em 2018

Em sua 23ª edição, o Internet Trends é um relatório anual que indica as principais tendências no âmbito da internet. Desenvolvido por Mary Meeker, o trabalho costuma gerar bastante expectativa no mercado de tecnologia. A autora da pesquisa é consultora da empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers. Dentro da organização, Mary ajuda a liderar o time de capital digital, que foca em empresas de internet em crescimento. Em virtude de sua atuação, mais uma vez ela foi a investidora mulher mais bem classificada por uma lista divulgada pela Forbes.

Em 2018, o Internet Trends traz considerações importantes sobre consumo e conteúdo. Entre os principais destaques do estudo está o fato de que as pessoas estão comprando menos smartphones. Ao mesmo tempo, estão passando mais tempo online. Outra questão abordada pelo Internet Trends é a expansão dos negócios digitais na China.

 

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS

Cada vez mais utilizados para oferecer conteúdo direcionado, os dados dos usuários estão colocando as empresas numa verdadeira encruzilhada. Por um lado, é possível oferecer uma melhor experiência ao consumidor. Por outro, representa uma violação de privacidade. Nesse contexto, a voz está entre as tendências de interface de relacionamento entre o usuário e a tecnologia. A precisão refinada do machine learning do Google, por exemplo, chega a 95% de exatidão. Ou seja, uma capacidade incrível de compreensão de palavras, frases e contextos. Baseado nisso, o estudo indica a necessidade de reconstruir a presença digital como interface baseada num conceito de “não tela”. Assim, ganham ainda mais força os gadgets que combinam voz, Inteligência Artificial e Internet das Coisas. É exatamente o que faz, por exemplo, o Amazon Echo – speaker inteligente da Amazon que une entretenimento e comércio.

O Internet Trends aponta ainda como tendências de consumo o aumento nas transações digitais e no uso do wi-fi. Da mesma forma, destaca os novos formatos de conteúdo em vídeo, muito relacionado a marketing de influência.

 

Imagens: 1. iStock/Petmal
Categorias Business Upgrade