HPE OneSphere
Navigation
Topo

Telha solar da Tesla já custa menos que as convencionais

Criados para diminuir o impacto gerado ao meio ambiente, produtos sustentáveis costumam vir acompanhados de alto custo. Afinal, eles demandam maiores investimentos em pesquisa, além de componentes diferenciados para ser produzidos. Paralelamente, a decisão de compra passa pelo comparativo entre a relação de custo-benefício para as pessoas e para o planeta. Porém, depois de unir design e sustentabilidade para projetar suas telhas solares, a Tesla agora quer outra disrupção neste sistema.

Batizado de Solar Roof, o telhado fotovoltaico super-resistente começou a ser fabricado em escala industrial pela empresa de Elon Musk. Além do período de garantia oferecido pela Tesla, outra questão que coloca o produto em evidência é seu preço. O Solar Roof foi recentemente anunciado nos EUA com custo inicial de US$ 21,85 por metro quadrado. Ou seja, US$ 2,65 a menos do que o custo da mesma metragem de telhas comuns no país. Dessa forma, Elon Musk interrompe um curso normal de processos e coloca a sustentabilidade a favor de qualquer projeto. Assim, as telhas sustentáveis da Tesla poderão transformar uma relação de custo-benefício numa autêntica relação ganha-ganha. Ganha o comprador, que economiza na compra e na conta de energia elétrica, e ganha o planeta.

Tesla

 

GARANTIA TESLA

Segundo a Tesla, suas telhas solares – feitas de vidro temperado – são três vezes mais resistentes do que telhas comuns. Por isso, a gigante do setor e energia limpa oferece garantia vitalícia ao Solar Roof. Para a potência do sistema e proteção contra intempéries, a garantia é de 30 anos.

A fabricante diz que é possível customizar projetos e incluir até 70% de telhas solares por construção. A proposta é intercalar telhas solares e não solares, levando em conta a demanda de energia de cada residência. As peças solares e não solares do Solar Roof são também muito parecidas, sem diferenças estéticas depois de instaladas.

Tesla

O processo para gerar a energia envolve a captação solar e o armazenamento por meio de uma bateria da Tesla conhecida como Powerwall. Assim, o Solar Roof atua como alternativa à geração de eletricidade comum. O produto também funciona como um gerador de emergência quando há queda de energia regular na residência.

 

Imagens: Tesla/Reprodução
Categorias Drops