HPE Simplivity
Navigation
Topo

Surfe: invenção alemã cria ondas em lagos e lagoas

No Paranoá ou em qualquer outro lago, lagoa, rio, riacho ou açude. A sua próxima parada para o surfe pode estar mais próxima do que imagina. Isso porque a Unit desenvolveu a Surf Pool, uma piscina flutuante de ondas artificiais completamente portátil. Com ela, é possível transformar qualquer cenário num point para surfistas. Contanto que haja pelo menos quatro metros de profundidade, a diversão estará garantida.

A estrutura possui cinco versões de diferentes larguras: 8, 10, 12, 14 e 16 metros. As ondas formadas pelo sistema também variam. A marola inicial de 1,40m a altura pode ser ajustada até 1,60m. Para isso, basta apertar um botão. E as praticidades não param por aí. Com sede na Alemanha, a Unit garante entrega para qualquer lugar do mundo. A Surf Pool é enviada em partes que cabem em um container. Segundo a empresa, o tempo de produção e entrega é de três meses. Já a montagem é feita em duas semanas.

Outro aspecto importante: conhecer o “terreno” é mais uma forma de evitar surpresas e companhias indesejáveis, como a de tubarões. Já para quem acha que proteção nunca é demais, a Sharkbanz pode ser uma aliada.

 

SURFE EM QUALQUER LUGAR

Conforme a Unit, seu sistema fornece a maior e mais poderosa entre as ondas estacionárias artificiais do mundo. Além da solução “plug-and-play”, ela é a primeira piscina flutuante que opera num corpo natural de água. E apesar de movimentar 15 mil litros, representa consumo zero do líquido e apenas 340 kW de energia por hora. Isso é menos do que a capacidade total de um carro da Tesla. Segundo a Unit, um motor movido a vento é capaz de fornecer energia suficiente para operar 20 piscinas de surfe por uma hora. O fato faz da Surf Pool o sistema de ondas artificiais mais amigável ao meio ambiente do mundo. Os criadores também garantem que o sistema não ameaça os peixes.

Dotado de bombas de alto desempenho, o mecanismo capta a água do ambiente subaquático. Em seguida, eleva o nível da água, fazendo com que a força da gravidade crie um fluxo poderoso, acelerado por uma rampa. Por fim, o volume encontra a seção de geração de ondas da unidade e volta ao nível normal do lago. Conforme a Unit, nada mais é do que uma onda estacionária criada pelos princípios do fenômeno do salto hidráulico. Confira o esquema de funcionamento divulgado pela fabricante:

Surfe em qualquer lugar

Aberta ao público neste ano, a primeira unidade da Surf Pool está licalizada nas instalações da Wakeboarding & Wasserski Langenfeld.

Surfe

Imagens: Flo Suess & Pascal spieß /Divulgação
Categorias Lifestyle