HPE OneSphere
Navigation
Topo

Stephen Hawking: o gênio e seu legado para a humanidade

Catorze de março de 2018: o mundo perde o físico e cosmólogo britânico Stephen Hawking, aos 76 anos. Figura proeminente entre os cientistas mais conhecidos e respeitados do mundo, Hawking era portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Com a capacidade intelectual preservada, o gênio nunca deixou que a doença neurodegenerativa fosse empecilho para suas pesquisas. Numa cadeira de rodas e com um sintetizador de voz, revolucionou a ciência e o entendimento sobre o Universo. Em sua carreira acadêmica, estudou buracos negros, gravidade quântica, inflação cósmica e as origens do tempo e do espaço.

O físico Stephen Hawking

Portador de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), físico britânico faleceu aos 76 anos

Nos últimos meses de vida, Hawking liderou um projeto em parceria com a Universidade de Cambridge e a HPE. O objetivo? Acelerar descobertas sobre o universo, utilizando o sistema de supercomputação mais avançado do mundo. Além de gênio, também foi exemplo de resiliência e determinação. Com uma das mentes mais brilhantes da história da ciência, fez grandes contribuições à comunidade acadêmica. Incluem-se aí as teorias do espaço-tempo e do funcionamento dos buracos negros. Dessa forma, conseguiu aproximar o público de temas até então considerados excessivamente complexos.

 

A TRAJETÓRIA DE STEPHEN HAWKING

Depois da graduação em Física, Stephen Hawking começou a pesquisar cosmologia e teoria geral da relatividade em Cambridge. Descobriu que os buracos negros não são vácuos, cunhando a expressão “Radiação de Hawking”. Teorizou sobre o que havia antes do Big Bang e foi autor de 14 livros. Hawking recebeu a medalha presidencial da liberdade, maior condecoração civil concedida pelo governo dos EUA.

Além do trabalho no campo científico, Stephen Hawking deixou um legado como parte da cultura pop. Tudo em função de suas participações em séries como Os Simpsons e The Big Bang Theory. O cientista ganhou ainda mais fama em 2014, quando foi lançado o longa-metragem A Teoria de Tudo. No enredo, sua trajetória de vida – especialmente o início da carreira e o diagnóstico como portador de Esclerose Lateral Amiotrófica. O filme foi estrelado por Eddie Redmayne, que ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação.

Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 – exatamente 300 anos após a morte de Galileu – e morreu em 14 de março de 2018, no 139ª aniversário do nascimento de Albert Einstein.

 

Imagens: 1. iStock/Petrovich9 | 2. Hawking.org.uk/Divulgação
Categorias Drops