HPE Simplivity
Navigation
Topo

Sprint: como testar e aplicar novas ideias em cinco dias

Sprint - o livroStartup ou grande organização? Para o Sprint, não importa. Independentemente do tamanho da empresa, este método pode ser aplicado para criar e desenvolver novas ideias em apenas cinco dias. Idealizado por um designer do Google, o Sprint é utilizado com frequência nos mais diferentes projetos. E, mesmo quando não há intenção de aplicar o programa completo, adaptar algumas etapas pode trazer vários insights ao negócio.

Na internet mesmo há um vasto material disponível sobre o assunto. No entanto, nada melhor do que ir direto à fonte: o designer Jake Knapp. Em seu livro “Sprint – O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias”, ele descreve em detalhes todos os processos. A obra (Intrínseca, R$ 23,90) conta inclusive com um checklist para a implementação do método nas empresas.

 

ENTENDA A METODOLOGIA DO SPRINT

No passado, as grandes corporações levavam meses ou mesmo anos para desenvolver um produto ou serviço. Agora, especialmente com o advento das startups, a cada dia surgem inovações. Assim, nunca foi tão importante testar as ideias antes de associá-las a grandes investimentos de tempo e dinheiro. Neste contexto, o Sprint representa um passo adiante para agilizar o processo de identificação de um grande produto ou serviço. Especialmente para quem tem uma ideia e não sabe se ela pode virar um negócio. Ou, ainda, para quem precisa de ajuda para resolver um problema. Conforme Jake Knapp, o segredo é dividir o processo em etapas e concentrar as equipes nas prioridades mais urgentes. Outro ponto de destaque do Sprint é a estrutura de entrevistas com base no perfil do cliente final.

Executado em apenas cinco dias, o método favorece o surgimento de resultados a partir da urgência. Aliás, pouco tempo é uma das principais chaves do método Sprint. Isso porque, quando há um período longo para se resolver um problema, é comum perder o foco com outras atividades. Assim, após testes e protótipos, Knapp definiu este como o período ideal para focar integralmente na validação de novas ideias.

Prático e detalhado, o método reúne dicas e técnicas de produtividade. Entre elas, o fato de que grandes desafios em prazos curtos exigem foco e dedicação a uma única coisa. Outra questão abordada é a da alimentação. O autor recomenda a disponibilização de lanches saudáveis à equipe, em oposição à tradicional rodada pizza. A explicação é simples: alimentos gordurosos prejudicam diretamente a geração de novas ideias.

 

SEGUINDO O CRONOGRAMA

O Sprint é executado em cinco dias, de preferência de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Conforme a recomendação do autor, o ideal é formar equipes pequenas, de até sete pessoas. Além disso, os participantes devem possuir perfis bem diversificados para oferecer melhores resultados. É importante que o time seja formado por um líder, um facilitador e até mesmo um “criador de polêmica”. Isso facilitará processos de tomadas de decisão, a harmonia das atividades e a obtenção de diferentes pontos de vista.

Na prática, cada um dos cinco dias é destinado a uma etapa do Sprint. A segunda-feira é dedicada ao mapeamento de problemas. Na terça-feira, a equipe deverá esboçar diferentes soluções para o seu desafio. Quarta é o dia da tomada de decisões, transformando ideias em hipóteses a serem testadas. Já o protótipo do produto ou serviço deve ser construído na quinta-feira. Por fim, a sexta-feira é destinada aos testes e entrevistas com potenciais clientes. Depois de colocar a experiência em contato com o futuro cliente, a ideia estará pronta para as próximas fases.

Logicamente, depois de cinco dias não haverá garantia de sucesso absoluto. No entanto, o objetivo do Sprint é indicar se você está ou não no caminho certo. Trata-se de diminuir os riscos – exatamente a mentalidade incentivada no livro. O que se propõe, basicamente, é um método para testar projetos com o mínimo possível de tempo, energia e recursos.

 

Imagens: 1. iStock/Rawpixel | 2. Intrínseca/Divulgação
Categorias Business Upgrade