HPE OneSphere
Navigation
Topo

Como aproveitar ao máximo o seu smartphone em viagens

Seja a passeio ou em função de trabalho, uma viagem sempre começa muito antes de se pegar a estrada. Das pesquisas sobre o clima à escolha de hospedagem, muitas são as decisões que precisam ser tomadas. E, mesmo com o maior dos planejamentos, sempre há chance de ficar faltando algum detalhe. Porém, com a ajuda da tecnologia, é possível diminuir esses riscos e fazer do smartphone seu melhor companheiro de viagens.

Para além da organização de malas e objetos essenciais, vale muito dedicar um tempinho para preparar o seu celular. Afinal, até sem acesso à internet seu dispositivo pode se tornar extremamente útil em viagens. A seguir, confira algumas das vantagens de realizar alguns ajustes em seu celular antes de embarcar.

 

O MELHOR COMPANHEIRO DE VIAGENS

Antes de viajar, é possível baixar vários aplicativos que vão lhe ajudar desde a escolha do itinerário até da bagagem. Uma pesquisa rápida na internet pode retornar diversos resultados interessantes. No entanto, também é importante focar em algumas dicas que podem ser utilizadas offline. Afinal, como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”.

Apesar de poder guiá-lo independentemente do acesso à internet, quando offline o GPS deixa de mostrar detalhes da rota. Por isso, a recomendação é fazer o download do mapa local antes de pegar a estrada. Para tanto, primeiro tenha o Google Maps instalado no seu smartphone. Em seguida, faça login no aplicativo e pesquise um local – por exemplo, “Curitiba”.  Na parte inferior, toque no nome ou endereço do lugar e escolha “Fazer download”. Caso tenha pesquisado um ponto de interesse específico, como um restaurante, selecione “Mais” e depois “Fazer download de mapa offline”. Dessa forma, você poderá escolher uma determinada área e acessar todo o seu conteúdo mesmo sem conectividade.

Pensando em entretenimento, a dica é sincronizar suas músicas e séries favoritas, tornando-as disponíveis para qualquer momento. Isso vale tanto para o Spotify quanto para a Netflix. Para além da eficiência da conexão, usar seu pacote de dados móveis em viagens nem sempre é uma boa opção.

Para evitar custos excessivos, configure corretamente o uso de dados. Em aparelhos Android, basta acessar as configurações de rede móvel e desativar o uso de roaming. Dessa forma, o smartphone não se conectará à internet quando você estiver fora da área de origem.

Mais uma vantagem de usar seu dispositivo em viagens é o ajuste das configurações de fuso horário. Os aparelhos conseguem se adaptar automaticamente. Se você utiliza o Google Agenda, também pode configurar o aplicativo para exibir eventos pela zona horária selecionada. Certifique-se apenas de que seu fuso de origem esteja selecionado.

 

APLICATIVOS INTERESSANTES

Entre os aplicativos de viagens úteis mesmo em modo offline estão o XE Currency e o App in the Air. O primeiro é um app gratuito carregado de ferramentas relacionadas a economia e negócios. E ele também faz a conversão de qualquer moeda do mundo. Depois de salvar as últimas taxas atualizadas, o aplicativo funciona offline. Essa vantagem é ótima para lugares com acesso limitado à internet.

Por sua vez, o App in the Air (App no ar) pode ser seu assistente pessoal de voo. Ele o mantém atualizado com várias informações importantes. O estado do voo em tempo real, dicas de aeroporto e mapas de navegação dentro do aeroporto. Além disso, conta com perfil de voo, com todos os seus voos registrados. Outro benefício é um serviço de alerta sobre mudanças de portão e atualizações de status de voo. E, caso você fique offline, o app envia informações por SMS, dispensando roaming de dados.

Por fim, uma boa dica para quem não abre mão de ficar conectado é instalar um app como o Instabridge. Com um banco de dados construído colaborativamente, a ferramenta permite se conectar a uma infinidade de redes wi-fi mundo afora. Contanto que algum usuário já tenha compartilhado a senha de uma rede disponível nas imediações, você não precisará pedi-la. É possível salvar os dados de uma determinada região, dispensando assim a necessidade de dados móveis para o acesso inicial.

 

Leia também:

Guia do mochileiro hi-tech: os melhores gadgets, hacks e apps

Elon Musk quer usar foguetes em viagens longas entre países

 

Foto: iStock/Poike
Categorias Lifestyle