HPE OneSphere
Navigation
Topo

Redes sociais: livro reúne dicas para otimizar presença online

Muito mais que ambientes virtuais para congregar pessoas, as redes sociais viraram um importante instrumento de marketing. Por isso, para empresas e empreendedores, atrair a atenção do seu público na internet é fundamental. No entanto, cada canal possui suas particularidades – e dominar todas as ferramentas exige grande dedicação e conhecimento. Para quem está em busca da otimização e maximização de tempo, esforços e dinheiro, eis uma dica. O livro A Arte das Redes Sociais (Best Business, R$ 24,90) é um verdadeiro guia de recomendações. Escrita por Guy Kawasaki e Peg Fitzpatrick, a obra é válida tanto para uso corporativo quanto individual.

Ao todo, são 12 capítulos que abordam perfil, conteúdo, comentários e integração entre as diversas plataformas. Facebook, Google+, LinkedIn, Pinterest e Twitter estão entre as redes sociais destacadas no livro.

 

PARA DOMINAR REDES SOCIAIS

A arte das redes sociais

Utilizar a mesma imagem de perfil em todos os canais ajuda a fortalecer e reforçar a identidade nas redes sociais. Já para atrair e conquistar a atenção dos usuários é essencial cuidar da qualidade do conteúdo que é compartilhado. Além disso, a frequência das postagens é outro detalhe importante. Por isso, os autores recomendam no livro um número que consideram ideal para manter boa presença em cada meio. Mesmo que possam ser considerados um tanto radicais, eles garantem que quanto mais posts de qualidade, melhor. E além das publicações casuais, ressaltam a importância das chamadas “hard news”. Do jornalismo, as notícias mais atuais, completas, em tempo real.

Para quem tem dificuldade em criar tantos conteúdos próprios, Kawasaki e Fitzpatrick recomendam selecionar postagens de outros perfis para compartilhar. Cabe aqui, no entanto, sempre manter o destaque para a fonte original. Assim, fica interessante para todos os envolvidos. Afinal, ter um conteúdo compartilhado de forma espontânea é como receber um reconhecimento. Significa que o usuário gostou e que decidiu arriscar sua própria reputação baseado no que você escreveu.

Como ser breve e visual? Como migrar para novas plataformas? Essas são algumas das informações que você encontra com riqueza de detalhes no livro. Outro ponto debatido é a compra de seguidores – algo que, segundo os autores, jamais deve ser feito.

 

Leia também:

Web: estudo prevê crescimento dos conteúdos por assinatura

Seis plugins do Gmail capazes de otimizar a produtividade

Chatbot: como e quando usá-lo em sua empresa

 

Imagens: 1. iStock/oatawa | 2. Best Business/Divulgação
Categorias Business Upgrade