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Raiva: como lidar com esse sentimento no trabalho

Para além de estratégias, investimentos, produtos, vendas, metas e lucro, os relacionamentos pessoais são parte fundamental de um negócio. Isso porque colaboradores engajados trabalham não apenas pensando em si, mas também nas necessidades de seus colegas de equipe. Seguidamente essas interações são baseadas em emoção, história pessoal e temperamento de cada indivíduo. Especialmente por isso, empatia e inteligência emocional são cada vez mais valorizadas no mundo corporativo. Porém, por maior que seja o autocontrole, invariavelmente a pressão das rotinas de trabalho interfere na reatividade emocional das pessoas. Assim, algumas vezes, acaba sendo inevitável viver momentos de raiva e irritação no ambiente profissional.

Perder uma oportunidade de ser promovido, ver outra pessoa levar os créditos por um esforço seu, ter alguma promessa descumprida… Todas são situações consideradas “do jogo”, mas que, nem por isso, deixam de servir como combustível para a frustração. Ao mesmo tempo, seguir algumas dicas pode ajudar a diminuir os efeitos causados pelo estado de raiva. Ou, ainda, amenizar a origem do problema.

 

PARA ELIMINAR A RAIVA DO SEU DIA A DIA

  1. Respire e faça uma pausa

A primeira dica para seguir quando se percebe a raiva chegando é lidar com o equilíbrio entre corpo e mente. Para isso, recomenda-se respirar fundo por três vezes. Inspire lentamente, contando até cinco, e expire devagar em sete tempos. Em seguida, beba um copo d’água e, se possível, faça um lanche rico em carboidratos. Aproveite essa pausa para mudar de ambiente. Movimente-se pela sala e observe coisas que não se relacionam ao trabalho. Observe flores, outdoors, animais, pessoas.

  1. Separe as coisas

A raiva é um sentimento que muitas vezes provoca ações impensadas. Quando você está irritado, é importante planejar ainda mais suas atitudes e ter estratégias para não piorar a situação. Se for preciso, repita as três sessões de respiração. Coisas a evitar, também, são os confrontos imediatos com pessoas ou assuntos que motivem sua raiva. Antes, foque nas possíveis consequências – o que você espera ganhar e o que pode perder com suas ações.

  1. Reflita

Seguindo o roteiro para evitar a raiva, reserve um momento para pensar sobre o que pode estar acentuando a intensidade de sua reação. Você está passando por algum problema pessoal que talvez esteja agravando sua irritação? Ou é realmente apenas o trabalho? Em seguida, reflita sobre suas ações e como elas podem ter contribuído para essa situação. Você realmente solicitou o que precisava ou apenas esperou que viesse pronto do seu jeito?

  1. Ative o alerta e espere passar 24 horas

Nunca envie um e-mail, para quem quer que seja, para tratar da situação nas primeiras 24 horas do ocorrido. Além disso, tenha muito cuidado ao reclamar com colegas de trabalho. Em momentos de raiva, as pessoas facilmente falam o que não gostariam de expressar.

  1. Faça um retrocesso e uma projeção

As pessoas sentem raiva desde o início dos tempos. Logo, dificilmente alguém já não passou por uma situação parecida. Outro exercício eficiente é elaborar uma história sobre o ocorrido em sua mente. Voltar ao ponto inicial da sequência de eventos que o levaram ao acesso de raiva. Veja se consegue imaginar a história no futuro e tente traçar paralelos. Identificar situações semelhantes faz com que você não se sinta sozinho e ajuda no processo de tranquilização.

  1. Busque foco no trabalho

Tente mudar o foco de seus pensamentos em alguma tarefa mais simples. Quanto mais intensa sua raiva, mais operacional deve ser sua atividade. Reescreva sua lista de obrigações, organize suas anotações, limpe sua mesa, esvazie sua caixa de entrada. Assim que se sentir mais calmo, poderá enfrentar um trabalho mais desafiador e estratégico.

  1. Mantenha a isenção

Conforme o sábio poeta George Herbert, “viver bem é a melhor vingança”. Se você está sendo maltratado, ignorado ou humilhado, qual seria a melhor forma de reparar o erro? Apenas jogue o jogo e seja cuidadoso. Imaginar-se quitado com o problema é a melhor maneira de seguir a vida de forma leve.

 

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Imagens: 1. iStock/Evgeniy Anikeev
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