HPE Simplivity
Navigation
Topo

Dispositivo solar torna potável água salgada ou contaminada

A escassez de água potável é um problema enfrentado por diversas comunidades do mundo. Especialmente em países em desenvolvimento na África, na Ásia e na própria América Latina. Diante desse desafio, a startup SunDwater desenvolveu um sistema que utiliza energia solar para purificar água. Idealizado por meio da biomimética, a inovação consiste num destilador de baixo custo de fabricação e manutenção. Ou seja: ideal para a produção em larga escala.

De acordo com a startup, 80% do líquido residual que regressa ao ecossistema não recebem tratamento. Dessa forma, também não podem ser reutilizados. Enquanto isso, situações graves e até fatais aumentam em todo o planeta. Além de questões de saúde, a falta do recurso natural produz efeitos até mesmo na oferta de trabalho e educação. Isso porque as pessoas continuam em situação de pobreza cíclica e de privação de direitos fundamentais.

 

Destilador de água SunDwater

BIOMIMÉTICA PARA PURIFICAR A ÁGUA

Batizado de SunD, o destilador da SunDwater é um sistema sustentável e ambientalmente correto. Afinal, ele é capaz de resolver um problema global sem gerar nenhum outro prejuízo à natureza. Segundo a empresa, o equipamento pode tornar própria para consumo e irrigação a água contaminada, imprópria e até salgada. E, para funcionar, o sistema não requer nenhuma infraestrutura ou fonte de energia externa. Basta que a água seja puxada para dentro do dispositivo, que se assemelha a uma antena parabólica.

O protótipo possui 43 metros quadrados e concentra os raios de sol para acelerar a evaporação da água. Em seguida, o vapor é direcionado a um cilindro que o condensa e devolve na forma natural. Para simplificar, a startup explica que o processo realizado pelo destilador é o mesmo que ocorre na própria natureza, a partir da chuva. Atualmente, há um protótipo instalado nas proximidades do Mar Morto. Os primeiros testes indicam uma capacidade de purificação para até 400 litros d’água por dia.

 

Imagens: 1. iStock/Sasiistock | 2. SunDwater/Reprodução
Categorias Drops