HPE Simplivity
Navigation
Topo

Inspire-se com as ferramentas de produtividade de Tim Ferriss

Apresentador, empresário, investidor-anjo e autor de livros como Trabalhe 4 horas por semana, Tim Ferriss é um mentor de produtividade. Assim como também já destacamos aqui, Ferriss acredita que anotar suas prioridades é a melhor forma de começar o dia. Para isso, ao acordar, recomenda reservar cinco minutos para escrever suas intenções. Seja num diário físico ou por meio de aplicativos como o Diário de 5 Minutos. Outra questão defendida pelo empresário (e que já abordamos neste texto) diz respeito a qual tarefa resolver primeiro. Quando há dúvida, Ferriss argumenta que o melhor a fazer é optar pela atividade que o deixa mais desconfortável. Afinal, começar pelas tarefas fáceis pode até amenizar o estresse imediato, mas só postergará a realização do trabalho mais complexo.

Conforme Ferriss, é fundamental saber determinar quais são suas tarefas mais importantes. Para descobrir no que você deve concentrar seus esforços, ele recomenda o livro O Gerente Eficaz, de Peter Drucker. As etapas seguintes envolvem eliminar distrações e dominar a vontade natural de procrastinar. Para algumas pessoas, essas sejam talvez as situações mais difíceis. Por isso, Ferris também costuma compartilhar dicas de como manter a concentração e a resolutividade.

 

FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE PARA MANTER A ATENÇÃO

 

MOMENTUM
Momentum - um complemento para melhorar a produtividade

O navegador de internet é, por si mesmo, um convite à distração. Por isso, para quem usa o Chrome ou o Firefox, Tim Ferriss recomenda uma extensão chamada Momentum. Trata-se de uma ferramenta que transforma sua página inicial num espaço de organização e planejamento. Com ela, é possível adicionar diversos widgets úteis para turbinar a produtividade. Entre eles estão relógio, previsão do tempo e sua lista de atividades pendentes. Além disso, um menu personalizável garante acesso direto aos links de sua escolha. Outro destaque da extensão é o widget “foco”. Centralizado na tela, ele permite configurar uma frase para lembrar ao usuário qual a meta a ser cumprida naquele dia. Também há possibilidade de criar uma conta de usuário para que todos os ajustes e tarefas sejam sincronizados na nuvem. Essa é uma forma de manter as informações em outros dispositivos e sistemas operacionais.

 

BOOMERANG

O e-mail costuma ser um problema para quem busca turbinar sua produtividade. No entanto, com esta dica de Ferriss é possível melhorar o fluxo de tarefas. Para quem usa o Gmail, o Boomerang é uma ferramenta valiosa que permite programar o envio e o recebimento de mensagens. Outra sugestão é o Emailga.me, uma “gameficação” de sua caixa de e-mails. Ele ajuda a gastar metade do tempo com a gestão de suas mensagens eletrônicas.

 

POMODORO

Outra técnica de Ferris compartilhada por pesquisadores como Scott Kaufman é dividir a execução de tarefas em blocos. Para manter o foco e a concentração em suas atividades, o empresário utiliza a ferramenta Pomodoro. Ela, aliás, também ajuda a diminuir o estresse causado pelo acúmulo de tarefas.

 

PRODUTIVIDADE NO CARDÁPIO

Ao acordar, Tim Ferriss dá preferência a chá Pu-erh e óleo de coco em vez de café para manter a energia. Como vimos aqui, a alimentação também é ótima aliada da produtividade!

 

DICAS PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO

Além de se livrar das distrações, é possível contar com ferramentas para facilitar a realização das tarefas. Para Tim Ferriss, estes são os hacks de produtividade indispensáveis ao seu dia a dia. O Evernote é o número um quando se trata de qualquer pesquisa. O aplicativo ajuda a guardar páginas da web e torná-las disponíveis off-line. Também permite criar listas de verificação, tabelas, incluir anexos e gravações de áudio. Para escrever, Ferriss recomenda o Scrivener, a máquina de escrever para escritores. Já para agendamento editorial, fluxo e comunicações, ele usa Trello e Slack.

 

Imagens: 1. iStock/Anastasiia_New | 2. Momentum/Divulgação
Categorias Business Upgrade