HPE OneSphere
Navigation
Topo

Companhia alemã revela pneu de bicicleta que nunca murcha

Assim como os grupos de corrida de rua, o ciclismo tem despertado o interesse de cada vez mais gente. Praticada coletiva ou individualmente, a modalidade está muito associada a liberdade, superação de limites e contato com a natureza. De pequenas a longas distâncias, não há quem resista ao desafio de quebrar os próprios recordes de quilometragem. No entanto, seja para fazer trilhas ou pedalar de uma cidade a outra, é necessário se precaver. A bagagem precisa ser leve, mas não podem faltar água, algo para comer, ferramentas e, naturalmente, remendos! Afinal, ninguém está livre de imprevistos, e um pneu de bicicleta furado é um dos mais comuns para quem pedala.

Por essas e outras, o pneu de bicicleta costuma estar entre as principais preocupações do ciclista durante seu trajeto. Mas, a partir da inovação de uma startup com sede em Berlim, esse problema pode virar parte do passado. Especializada em impressão 3D, a BigRep anunciou recentemente o primeiro pneu de bicicleta gerado por meio dessa tecnologia. A novidade alemã dispensa câmara, tornando-se imune a furos e despressurização. Diferentemente de um pneu de bicicleta comum, que é arredondado nas laterais, o modelo da BigRep é reto. Mesmo assim, mantém a flexibilidade e a capacidade de amortecer impactos. O segredo para isso reside no design exclusivo, que inclui furinhos em forma de colmeia.

 

REPENSANDO O PNEU DE BICICLETA

De acordo com a BigRep, a matéria-prima de seu pneu de bicicleta é um filamento especial de poliuretano termoplástico. Denominado Pro Flex, o material caracteriza-se pela resistência a substâncias como óleo e gordura e, principalmente, pela elasticidade. Assim, o pneu de bicicleta impresso em 3D resiste a possíveis furos e nunca murcha. Uma preocupação a menos para os ciclistas – e um item a menos naquela bagagem obrigatória da pedalada.

Segundo a BigRep, o design e a densidade do seu pneu de bicicleta podem ser customizados durante o processo de impressão 3D. Com isso, é possível adaptar a inovação aos mais diferentes modelos e usos das bicicletas. Da mobilidade urbana ao ciclismo de estrada ou mesmo mountain bike. O pneu de bicicleta impresso em 3D ainda não é comercializado, mas o protótipo já está em fase de testes.

 

Pneu de bicicleta impresso em 3D

 

Fotos: BigRep/Divulgação
Categorias Lifestyle