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Seis plugins do Gmail capazes de otimizar a produtividade

Lançado em 2004, o Gmail revolucionou os serviços de correio eletrônico gratuito, sendo pioneiro em oferecer ampla capacidade de armazenamento. De lá para cá, a ferramenta do Google já ultrapassou a marca de um bilhão de usuários. Ou seja, sozinha, responde por cerca de 1/3 das contas de e-mail em todo o planeta. Esse vasto universo de usuários ativos abriu caminho para diferentes estratégias de comunicação entre empresas e consumidores. E, indo além de sua finalidade básica, o Gmail atua hoje como porta de entrada a um ecossistema de produtividade. É possível, por exemplo, contar com plugins capazes de otimizar seus níveis de produtividade, potencializando também os resultados. Especialmente no caso de quem usa o e-mail como ferramenta de marketing. A seguir, confira seis plugins que podem ser incorporados ao Gmail para facilitar a rotina de trabalho:

 

1. MXHERO MAIL2CLOUD

Apesar dos 15 GB oferecidos pelo Gmail, pode ser relativamente fácil ocupar todo esse espaço rapidamente. Se é assim com você, o mxHero Mail2Cloud pode ser uma ferramenta bastante útil. Trata-se de um plugin que ajuda a economizar espaço no Gmail. Seu segredo é armazenar em outra nuvem, de forma automática ou não, todas as mensagens recebidas. Isso ocorre através da integração com serviços como OneDrive, Google Drive, Dropbox e outras plataformas. Além de manter sua caixa de entrada com espaço, serve como um backup para e-mails importantes.

 

2. YESWARE: GESTÃO E RELACIONAMENTO

Para os apaixonados por métricas, o Yesware é um plugin para lá de interessante. Ele ajuda a monitorar os e-mails enviados e a gerir o relacionamento com seus contatos. O objetivo desse complemento é mensurar o desempenho de cada envio. Para tanto, ele analisa taxas de abertura de mensagens, respostas, abertura de anexos e cliques. Com isso, permite definir o melhor planejamento para conquistar resultados efetivos e ainda investir em produtividade.

 

3. BOOMERANG: PRODUTIVIDADE PARA ACOMPANHAR E-MAILS

Semelhante à programação de posts para o Facebook, o Boomerang é uma ferramenta de agendamento de envios e recebimentos. Com ele, é possível escrever um e-mail antecipadamente e programá-lo para envio automático no dia e horário mais convenientes. Trata-se de um ótimo complemento também para quem não consegue trabalhar enquanto vê novos e-mails chegando. O plugin permite tirar as mensagens da caixa de entrada até o momento em que elas sejam necessárias. Para tanto, basta abrir o e-mail, clicar num botão e escolher um dia e horário. Assim, o Boomerang arquivará a mensagem e, na ocasião indicada, voltará a exibi-la na caixa de entrada. E ainda é possível escolher se ela ficará no topo da lista, marcada com estrela ou como não lida.

A extensão também oferece opção de lembretes para você não se esquecer de enviar ou responder algum e-mail. Esse recurso é ideal para aqueles momentos em que se precisa acompanhar o andamento de uma solicitação. Além de agendar os envios, você pode programar os recebimentos de e-mails para um ou alguns momentos específicos do dia. Com essas funções, é possível investir em produtividade e melhorar seu fluxo de tarefas. Tudo sem a necessidade de interromper outras atividades para dar atenção aos e-mails.

 

4. WISESTAMP: PARA PROFISSIONALIZAR A ASSINATURA DE E-MAIL

Este plugin facilita a criação de assinaturas para e-mails, garantindo uma aparência ainda mais profissional a suas mensagens. O WiseStamp disponibiliza uma série de templates e um editor de elementos para criação da assinatura. Assim, você pode adicionar foto, logo da empresa, telefone, endereço físico e URL. Também os links para redes sociais e miniaturas de posts, botões de call to action, banners promocionais, uma breve descrição de apresentação e muito mais.

 

5. NEWTON: INTEGRAÇÃO COM APPS DE GESTÃO E PRODUTIVIDADE

Além de opções de gestão, agendamento e acompanhamento de e-mails, este plugin traz alguns diferenciais. Entre os principais está sua integração com outros aplicativos de produtividade e gerenciamento de tarefas. Assim, ao receber um e-mail, bastam dois cliques para encaminhá-lo a plataformas como Evernote, Trello, Salesforce, Zendesk e Asana. Tudo automaticamente. Outro detalhe valioso do Newton é a possibilidade de desfazer o envio de e-mails. Uma função definitivamente útil em casos de erros por pressa, esquecimento ou desatenção!

 

6. ASSISTANT.TO: SEU ASSISTENTE DE REUNIÕES

O Assistant.to funciona como um assistente de tarefas incorporado ao Gmail. O plugin ajuda a marcar e lembrar de reuniões importantes agendadas por e-mail. Ao escrever ou responder uma mensagem com o intuito de agendar uma reunião, basta clicar no ícone da ferramenta. Ele aparecerá no canto inferior direito da tela de envio. Em seguida, defina título, local, descrição e tempo de duração da reunião. Os horários serão disponibilizados em seu calendário. Para incluir as opções no e-mail basta clicar em “Insert times into e-mail”.

Ao receber a mensagem, o destinatário pode clicar numa opção de horário e, automaticamente, confirmar a reunião. Em seguida, você receberá a notificação sobre a confirmação do compromisso. Próximo da data, o plugin também enviará lembretes para você não se esquecer do combinado. Além de facilitar o agendamento de reuniões, o Assistant.to evita o agendamento duplo de eventos. Isso graças à automatização da sua agenda. Assim, ele ajuda a diminuir o retrabalho e a aumentar a produtividade.

 

Foto: iStock/Melpomenem
Categorias Business Upgrade