HPE OneSphere
Navigation
Topo

Oportunidade: órgãos públicos podem adquirir PCs sem licitar

Oportunidade para órgãos públicosDe monitores grandes a notebooks empresariais, passando por mini desktops de alto desempenho. Uma excelente janela de oportunidade está aberta para governos e órgãos públicos de todo o Brasil adquirirem novos equipamentos. Isso porque, graças a uma ata de registro de preços, a HT Solutions está legalmente habilitada a operacionalizar tais vendas. Além disso, como o órgão participante da licitação original tem competência administrativa federal, a oportunidade estende-se a todas as esferas. Ou seja: tanto órgãos federais quanto aqueles de instâncias inferiores (estaduais ou municipais) podem se beneficiar.

Geralmente, processos licitatórios consomem tempo, geram despesas e envolvem muita burocracia. Entretanto, um decreto vinculado à lei de licitação brasileira possibilita a realização de contratações mais ágeis e econômicas. Trata-se da chamada “Ata de Registro de Preços”, que permite à administração pública aproveitar uma proposta vencedora em outra licitação. Assim, em vez de começar tudo do zero, a instituição adere à melhor oferta de um processo licitatório já concluído. Ou, no jargão do mercado, “pega carona” com o órgão participante – aquele que efetivamente realizou a concorrência. Pela regra, os órgãos públicos podem aderir a atas de outros com jurisdição (municipal, estadual ou federal) igual ou superior.

 

COMO ÓRGÃOS PÚBLICOS PODEM ADERIR ÀS ATAS?

Para “pegar carona”, o órgão interessado deve solicitar formalmente ao órgão participante a adesão à ata. O pedido é então encaminhado ao setor de licitações ou secretaria responsável. Se aprovado, uma resposta por escrito autoriza a utilização da ata pelo órgão não participante (o chamado “carona”). A este, por sua vez, cabe então verificar se a empresa detentora da ata deseja fornecer os itens registrados. Em caso afirmativo, basta que a instituição pública emita uma ordem de compra para efetivar a aquisição.

 

QUAIS OS EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS?

A HT Solutions mantém um hotsite (acesse aqui) com todas as suas atas de registro de preços vigentes. A grande oportunidade do momento é a ata de uma licitação da Universidade Federal da Bahia – portanto, com abrangência nacional. Assim, ela pode ser usufruída por órgãos públicos de qualquer esfera, bastando que se sigam os devidos procedimentos. A validade dessa ata expira em maio de 2019.

Nessa ata estão disponíveis, por exemplo, computadores HP Elitedesk 800 G3 (Intel Core i5 ou i7) com monitores de 23”. Outro modelo oferecido adiciona ainda placa de vídeo Geforce GT 730 de 2 GB. Também é possível adquirir apenas o desktop (com Intel Core i5), sem monitor.

Para espaços de trabalho menores, uma boa opção é o ultracompacto HP Elitedesk 800 G3 DM com monitor de 21,5”. O mini desktop não deixa por menos em performance – e é um dos PCs mais seguros e gerenciáveis da marca.

Conclui a lista de oportunidades da ata o notebook de classe empresarial HP ProBook 440 G5. Completo, fino e leve, ele permite que os usuários sejam produtivos tanto no escritório quanto em trânsito.

 

EXPERIÊNCIA COM A LEI DE LICITAÇÃO

A HT Solutions mantém uma estrutura especificamente dedicada ao segmento Governo. Sua vasta experiência no atendimento ao setor faz da empresa um modelo de compliance e qualidade. Assim, uma equipe especializada garante todo o suporte necessário para encaminhar as compras através de atas de registro de preços. O processo é inteiramente baseado nos princípios constitucionais da legalidade, da eficiência e da economicidade. Por isso, ir direto à melhor oferta é uma opção que tem conquistado cada vez mais a preferência dos gestores públicos modernos. Para saber mais detalhes e consultar as atas disponíveis, acesse agora mesmo o hotsite da marca.

 

Imagens: 1. iStock/ChristianChan | 2. HP/Divulgação
Categorias Feed