HPE Simplivity
Navigation
Topo

Mercado de trabalho no Brasil: executivos seguem pessimistas

Qual a sua real percepção sobre o mercado de trabalho atualmente? Ainda em 2017, mesmo com uma sensível melhora nos indicadores de emprego, executivos brasileiros demonstravam cautela nessa avaliação. Foi o que apontou o resultado do Índice de Confiança Profissional, um estudo realizado pela Michael Page. Altamente reputada no setor, a organização figura entre as líderes mundiais em recrutamento especializado. Para o levantamento, foram colhidas as opiniões de profissionais em 37 países que se candidataram a alguma de suas vagas.

No estudo, entre os executivos de diferentes nacionalidades, os brasileiros apresentaram a menor confiança no mercado de trabalho. Enquanto a média global ficou em 66%, no Brasil a soma atingiu apenas 61%.

 

Mercado de trabalho - índice de confiança

 

O percentual coloca o profissional brasileiro na 26ª posição, ao lado da África do Sul. Já entre os países mais confiantes com seu ambiente corporativo estão Indonésia (79%), Estados Unidos (78%) e índia (77%). Ainda segundo o estudo, apenas 60% dos brasileiros acham possível encontrar uma nova oportunidade de emprego em menos de três meses. Já quando se trata da média global, a perspectiva sobe para 67%.

 

Mercado de trabalho - novo emprego

 

BOAS EXPECTATIVAS AO FAZER PARTE DO MERCADO DE TRABALHO

O Índice de Confiança Profissional também analisou questões relacionadas à evolução dos profissionais dentro do mercado de trabalho. Nesse quesito, a confiança dos executivos brasileiros revela maior positividade do que a dos profissionais de outras nacionalidades. Conforme o estudo, 84% dos brasileiros acreditam que conseguirão desenvolver suas competências profissionais ao longo de um ano. Já a resposta média global alcançou 80%.

 

Mercado de trabalho - desenvolvimento de competências

 

Em relação à promoção na carreira, 73% dos brasileiros esperam obter uma melhor colocação, ante 62% da média global. Quanto a aumento de salário, 61% de todos os entrevistados reportaram acreditar em evolução ao longo de um ano. Já entre os brasileiros, o otimismo atingiu 63%. Com as respostas positivas, o Brasil ficou na 16ª posição em relação ao assunto.

 

Mercado de trabalho - promoção na hierarquia

 

Mercado de trabalho - salários

 

Leia também:

Como ser reconhecido no trabalho: 10 dicas decisivas

Currículo: CEO do LinkedIn revela seu método de análise

TED Talks: dez palestras para potencializar sua carreira

Inteligência Emocional: cinco passos para desenvolver a sua

 

Imagens: 1. iStock/ALotOfPeople | 2/3/4/5/6. Michael Page/Reprodução
Categorias Business Upgrade