HPE Simplivity
Navigation
Topo

Não se perca em multidões: Maps ajuda a encontrar amigos

Utilizado especialmente para buscar endereços e comparar distâncias entre dois ou mais pontos, o Google Maps possui diversos recursos avançados. Salvar endereços como favoritos, guardar o local de estacionamento e até integração com o Uber são alguns deles. Já entre suas funcionalidades mais recentes, o Maps passou a oferecer também uma ferramenta para encontrar amigos. Com a opção “Compartilhar local” exibida no menu, é possível mostrar sua localização e deslocamento para qualquer pessoa. Tudo sem sair do aplicativo ou ter de abrir outros programas em seu dispositivo.  

Além de ser útil para encontrar amigos em meio a multidões, o recurso serve ainda como medida de segurança. Isso porque é capaz de compartilhar com seus contatos seu paradeiro e deslocamento exatos, em tempo real. Além disso, o destinatário poderá lhe informar a própria localização também. Reunindo as informações de ambos, o Google Maps cria um mapa com dados dos dois usuários. A opção é especialmente interessante para quem precisa encontrar amigos em locais de grande circulação de pessoas. 

Para quem ainda não usou a ferramenta, a dica é testá-la e aproveitá-la em eventos como o Carnaval ou grandes shows musicais. No período de veraneio, pais também podem combinar com os filhos de manter o recurso ativado em seus celulares. Assim, todos aproveitam as férias escolares e as viagens com mais tranquilidade.  

 

COMO FUNCIONA A FERRAMENTA PARA ENCONTRAR AMIGOS  

A nova função está disponível tanto para dispositivos móveis quanto para a versão web do Google Maps. Desse modo, pode facilitar bastante a vida das pessoas, especialmente daquelas com pouco ou nenhum senso de localização. Para enviar suas informações, você pode selecionar pessoas na lista de contatos ou gerar um link de compartilhamento. Esse link pode ser enviado por outros aplicativos (como WhatsApp e Telegram), por e-mail e até SMS. Para conferir todas as possibilidades, basta tocar em “Mais” no momento de compartilhar. No entanto, uma das principais vantagens do recurso é trocar informações e encontrar amigos sem precisar abrir vários aplicativos ou mandar atualizações. 

A funcionalidade pode ser ativada e desativada por períodos determinados pelo próprio usuário. Além disso, permite que você compartilhe o seu HEC (horário estimado de chegada) com as pessoas escolhidas. 

 

Ilustração: iStock/hkeita 
Categorias Lifestyle