HPE OneSphere
Navigation
Topo

Licitações: qualificação e ética são a receita da HT Solutions

Juntos, os governos federal, estadual e municipal representam quase 35 mil clientes potenciais para empresas venderem seus produtos e serviços. O que (e como) comprar/contratar são aspectos sinalizados conforme as necessidades das administrações públicas em seus processos licitatórios. As ditas licitações, portanto, são simplesmente conjuntos de procedimentos administrativos formais para estabelecer a livre competição entre os interessados.

Em tempos de desconfiança generalizada, a credibilidade das contratações realizadas pelo poder público também sofre questionamentos. O cenário adverso, porém, não impede o trabalho de órgãos, empresas e agentes comprometidos com as questões éticas. “Participando de licitações, percebemos a cada dia uma atenção maior das empresas quanto à sua exposição”, observa o coordenador de licitações da HT Solutions, Vinicius da Silva. Para ele, entretanto, os cuidados não podem ser motivados pela “lupa” que paira sobre as relações público-privadas. A ética, a transparência e a conformidade, defende o gestor, precisam necessariamente constar no DNA da empresa. “Nosso foco de atenção sempre foi um só: honrar as propostas e garantir produtos de excelente qualidade”, relata Silva.

 

MANUAL DE PROCEDIMENTOS E CAPACITAÇÃO

Devido à legislação e às normas das licitações, atender o poder público é muito diferente de atender uma organização privada. Para instruir sua equipe quanto aos moldes considerados ideais nesse trabalho, a HT Solutions possui um manual de procedimentos. A cartilha serve como o grande instrumento balizador de todas as ações dos colaboradores. “Abordamos desde a forma de chegar e se portar perante o cliente até a forte questão da ética”, explica Vinicius da Silva. Segundo o coordenador, coloca-se muita ênfase na própria história do Grupo Herval, do qual a HT Solutions faz parte. “O grupo sempre atuou em diversas áreas de negócio sem se envolver em qualquer tipo de ato ilícito”, salienta.

Com clientes privados em todo o Brasil, a HT Solutions prima pela excelência também em sua equipe de governo. Trata-se de uma ampla estrutura de vendas e pós-vendas, treinada para atuar de forma séria e transparente. “Temos de 15 a 20 pessoas dedicadas a atender órgãos federais, estaduais e municipais em todo o País”, relata Silva. “Todas elas com amplo conhecimento, preparo e treinamento”, complementa. O coordenador também destaca o minucioso trabalho de compliance (conformidade) realizado para garantir o aval necessário à participação em licitações. Para tanto, a HT Solutions atua lado a lado com suas principais marcas parceiras – aí incluídas HPE, Dell e HP, por exemplo. “Nossas equipes são certificadas em treinamentos e provas que abrangem diversas normas, inclusive de nível internacional”, explica Vinicius da Silva.

 

DESAFIOS DO SETOR DE LICITAÇÕES

A cada mês, são cerca de 50 a 60 editais dos quais a HT Solutions participa. Tal número indica uma média de dois ou três por dia. “É um volume expressivo, e ainda precisamos fazer com que toda a cadeia funcione contra o relógio”, explica o coordenador. Segundo ele, os editais acabam se tornando públicos muito perto do prazo limite para atender às necessidades do cliente. “Como muitos fabricantes não trabalham com estoque, o tempo impacta demais o preparo e a estrutura de que necessitamos”, pondera.

Conforme Vinicius da Silva, o principal trunfo do setor de licitações da HT Solutions são os recursos humanos. “A equipe comercial inicia o trabalho de captação dos editais e avalia as necessidades do cliente final”, exemplifica. “Enquanto isso, as equipes técnica e jurídica analisam riscos – prazos e regras de entrega, condições de pagamento, preparo de documentação. Depois, precisamos engajar o fabricante no melhor alinhamento preço/produto, e todos trabalham muito para que tudo transcorra corretamente”, ressalta. De acordo com o gestor, a transparência nos processos é foco permanente do trabalho. Outro grande desafio no atendimento a editais diz respeito à logística e à burocracia de importação no Brasil. “Nossos atuais fabricantes parceiros utilizam insumos majoritariamente importados, e 99% da nossa logística se dá por rodovia”, comenta Silva. Por isso, observa, questões geográficas e de alfândega precisam sempre ser consideradas nos prazos.

Apesar dos obstáculos, a equipe mantém um track record de excelência em todos os contratos. Refletindo a filosofia do Grupo Herval, a HT Solutions leva toda sua expertise a cada cliente – seja público ou privado. Ética, compliance e qualificação: esta é a receita da empresa para superar adversidades e seguir se destacando no mercado.

 

Ilustração: iStock/Ankudi
Categorias Feed