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Como implantar a Inteligência Artificial no suporte ao cliente

Da segurança de dados à gestão dos negócios, a Inteligência Artificial tem demonstrado diversas aplicações úteis para as organizações. E, para além de suas funções internas, a tecnologia, quando combinada aos chatbots, pode cumprir importante papel junto ao consumidor. Especialmente no que diz respeito a tarefas de atendimento passíveis de automatização. Para tanto, unem-se produção de linguagem natural, reconhecimento de fala e aprendizagem de máquina. Todas essas características fazem da Inteligência Artificial uma aliada da personalização e da agilidade no suporte aos clientes.

Além de garantir resposta imediata, a IA permite identificar padrões e fazer conexões para fornecer informações precisas e oportunas. Sem contar que a automatização de processos, informações, perguntas e transações frequentes também possibilita a redução de custos operacionais. Ao mesmo tempo, a Inteligência Artificial não deve tomar completamente o lugar de funcionários em serviços de suporte ao consumidor. A ideia é aumentar suas capacidades, liberando tempo para a resolução de problemas mais complexos.

 

COMSUMIDORES HIPERCONECTADOS

Com clientes cada vez mais conectados, o imediatismo e a informação em tempo real oportunizados pela Inteligência Artificial são cruciais. Sua capacidade de atendimento, posto que ilimitada, pode ser oferecida em tempo real, todos os dias do ano. Assim, a tecnologia elimina as longas e entediantes filas de espera e disponibiliza suporte 24 horas por dia. Além do atendimento mais rápido, a Inteligência Artificial reúne informações relevantes que podem ser utilizadas com ferramentas de Business Intelligence.

 

QUATRO RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
QUE POTENCIALIZAM O SUPORTE AO CLIENTE

Aaron – um chatbot de serviço ao cliente;
Brain – aplicativo de gerenciamento de chatbots;
DigitalGenius – software que leva poderes da Inteligência Artificial à sua central de contato;
Clarabridge – plataforma abrangente para gerar insights a partir de todos os pontos de contato digitais com o consumidor.

 

Ilustração: iStock/PhonlamaiPhoto
Categorias Business Upgrade