HPE Simplivity
Navigation
Topo

Inteligência Artificial na gestão: 10 recursos para os negócios

Da mitologia antiga aos atuais sistemas cognitivos de machine learning, passando pelas pesquisas de Alan Turing na década de 1950. O conceito de Inteligência Artificial já vem sendo explorado há muito tempo. Nos últimos anos, no entanto, a tecnologia ganhou ainda mais força com o surgimento de inúmeros aplicativos. Utilizando a Inteligência Artificial, esses softwares podem ser incorporados tanto ao ambiente corporativo quando ao uso doméstico.

Segundo pesquisa do National Business Research Institute, 38% das empresas já fazem uso da IA desde 2016. E a previsão é de que esse número possa aumentar para 62% em 2018. Aliás, a International Data Corporation (IDC) estima que até 2020 o mercado de software de Inteligência Artificial possa faturar mais de US$ 47 bilhões. Atualmente, ela marca presença como facilitadora para alavancar negócios, obter ideias criativas e encontrar novas oportunidades.

As entregas da Amazon utilizando drones são apenas um exemplo explorado na área da automação do trabalho. Mas, mesmo que as máquinas estejam cada vez mais parecidas com os humanos, não há motivos para preocupações. Conforme já publicamos aqui, a Inteligência Artificial deve criar mais empregos do que eliminar.

 

DEZ RECURSOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OS NEGÓCIOS

1. Produção de linguagem natural

É possível contar com softwares que produzem textos inteligentes a partir de dados computados. Alguns exemplos de fornecedores desse serviço são Attivio, Automated Insights, Cambridge Semantics, Digital Reasoning, Lucidworks, Narrative Science, SAS, Yseop

2. Reconhecimento de fala

Os aplicativos podem transcrever automaticamente a fala humana para textos utilizáveis. Alguns dos fornecedores nessa área são NICE, Nuance Communications, OpenText e Verint Systems.

3. Agentes virtuais

Os agentes virtuais vão desde chatbots mais simples até sistemas avançados de interação com o consumidor, como a Alexa. Alguns fornecedores são Amazon, Artificial Solutions, Assist AI, Creative Virtual, Google, IPsoft, Microsoft e Satisfi.

4. Plataformas de machine learning

Estas plataformas são capazes de fornecer algoritmos, APIs, ferramentas de treinamento e dados. Tudo com o poder de projetar, treinar e implantar modelos em aplicativos, processos e outras máquinas. Amazon, Fractal Analytics, Google, H2O.ai, Microsoft, SAS e Skytree estão entre os principais fornecedores do segmento.

5. Hardware otimizado para IA

Componentes de computador e eletrodomésticos já preparados para a adoção da Inteligência Artificial (também se aplica à IoT). Desenvolvedores: Alluviate, Cray, Google, Intel e Nvidia.

6. Gerentes de Decisão

São aplicações lógicas que inserem regras em sistemas de IA. Eles são usados ​​para configuração e treinamento inicial e manutenção contínua. Desenvolvedores: Advanced Systems Concepts, Informatica, Maana, Pegasystems e UiPath.

7. Plataformas de aprendizado profundo (deep learning)

Modelo específico de aprendizado de máquinas que consiste de redes neurais artificiais com múltiplas camadas de abstração. Desenvolvedores: Deep Instinct, Ersatz Labs, Fluid AI, MathWorks, Peltarion, Saffron Technology e Sentient Technologies.

8. Biometria

Possibilita interações mais naturais entre humanos e máquinas – incluindo, entre outras possibilidades, reconhecimento de imagem e toque, fala e linguagem corporal. Alguns players importantes são 3VR, Affectiva, Agnitio, FaceFirst, Sensory, Synqera e Tahzoo.

9. Automação de processos robóticos

Usando scripts e outros métodos para automatizar a ação humana, criam suporte a projetos de negócio eficientes. Desenvolvedores: Advanced Systems Concepts, Automation Anywhere, Blue Prism, UiPath e WorkFusion.

10. Análise de texto e NLP

O processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) usa e suporta análise de texto. Com isso, facilita a compreensão de estruturas e dá sentido às frases, sentimentos e intenções. Isso é feito através de métodos estatísticos e de aprendizagem de máquina. Desenvolvedores: Basis Technology, Coveo, Expert System, Indico, Knime, Lexalytics, Linguamatics, Mindbreeze, Sinequa, Stratifyd e Synapsify.

 

ALGUNS SOFTWARES DE IA PARA GESTÃO DE NEGÓCIOS

Arago/HIRO: otimiza e automatiza operações de TI e negócios.

Ayasdi: ferramenta inteligente de aplicações para a empresa.

Dataminr: aplicativo que descobre tendências e informações novas.

Electra by Lore: ajuda a planejar argumentos sobre a empresa.

Fuzzy AI: incorpora decisões inteligentes a aplicativos web e mobile.

LegalRobot: automatiza a revisão de documentos legais para torná-los mais compreensíveis e úteis aos funcionários.

Sundown: automatiza tarefas repetitivas do negócio.

UBIX: gera relatórios de dados complexos com maior praticidade para a empresa

 

Foto: iStock/chombosan
Categorias Business Upgrade