HPE Simplivity
Navigation
Topo

Impressão 3D de córneas pode ser alternativa contra cegueira

impressao-3d-corneas

Importante componente do sistema óptico, a córnea oferece proteção às estruturas internas do globo ocular. Transparente e sem vasos sanguíneos, sua curvatura e espessura próprias permitem a entrada de luz no olho. No entanto, fatores hereditários, doenças ou lesões podem comprometer a visão do ser humano. Em todo o mundo, estima-se que 10 milhões de pessoas correm o risco de perder a visão por cauda de doenças da córnea. Pensando nisso, cientistas da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, encontraram na impressão 3D uma alternativa para curar a cegueira. Assim, a pesquisa reafirma que a contribuição dessa tecnologia para a medicina deve ser cada vez maior.

Com a função de criar objetos físicos a partir de modelos digitais, a impressão 3D já tem sido aplicada em muitas áreas. De objetos de plástico e pneus de bicicleta até órgãos biofabricados, há projetos em diversos estágios de desenvolvimento. No caso dos pesquisadores de Newcastle, foi possível formar uma córnea humana em menos de dez minutos.

 

COMO PESQUISADORES PRETENDEM UTILIZAR A IMPRESSÃO 3D

Em função da escassez de córneas saudáveis disponíveis para transplantes, os pesquisadores de Newcastle investiram na criação de uma biotinta. Para formar o material, apostaram especificamente nas células-tronco adultas encontradas na superfície da córnea doadora, que são produzidas constantemente. Combinadas a alginato e colágeno, as células formaram um gel exclusivo que as mantém vivas. Além disso, é rígido o bastante para manter a forma curva – e macio o suficiente para ser impresso em 3D. A partir dessa mistura, a biotinta é modelada em círculos concêntricos numa bioimpressora, que lida com materiais biodegradáveis e orgânicos. Em menos de dez minutos, a córnea humana é fabricada por meio da impressão 3D. Com tal tecnologia, será possível examinar os olhos de um paciente e, na sequência, propor uma solução. Depois de analisar as características e dados de cada caso, será possível imprimir de forma rápida uma córnea saudável correspondente.

 

Imagens: 1. iStock/nd3000 | 2. Newcastle University /Divulgação
Categorias Drops