HPE OneSphere
Navigation
Topo

HP Omen Game Stream usa a nuvem para turbinar jogatina

Na esteira de serviços como Netflix, Youtube e Spotify, o streaming está prestes a fazer história também no mundo gamer. Isso porque a computação em nuvem pode oferecer muito mais liberdade e conveniência para rodar qualquer jogo. Com ela, é possível executar títulos pesados – com qualidade – sem a necessidade de um hardware “parrudo” na ponta do usuário. Basta ter à disposição uma boa conexão com a internet. Parece devaneio? Pois a materialização desse conceito atende pelo nome de HP Omen Game Stream – e foi devidamente apresentada na CES 2018.

Desenvolvido em parceria com a empresa de cloud gaming Parsec, o Omen Game Stream requer conexão mínima de 25 Mbps. Fora isso, poderá ser utilizado de forma simples e intuitiva a partir de, virtualmente, qualquer computador. Sem necessidade de hardware adicional ou downloads. Num primeiro momento, o serviço consegue oferecer jogos em resolução de 1080p, com 60 quadros por segundo. O HP Omen Game Stream aparecerá também no aplicativo Centro de Comando, presente nos PCs gamers da fabricante. A previsão é de que esteja disponível ainda neste ano.

 

COMO FUNCIONA O HP OMEN GAME STREAM

O principal diferencial do HP Omen Game Stream é o uso da computação em nuvem. Com ela, praticamente qualquer computador pode ser utilizado para acessar e jogar os títulos disponíveis na biblioteca. No coração do HP Omen Game Stream está a tecnologia da Parsec. Com ela, o computador local usa a internet para reproduzir um “vídeo” do game e enviar os comandos do jogador. A execução do jogo ocorre, de fato, na nuvem, numa poderosa máquina HP Omen. Esta, por sua vez, faz stream da tela do jogo para o usuário – daí a importância de uma conexão rápida e estável. A comunicação entre as duas pontas precisa ser instantânea para garantir uma experiência fluida, sem lag. Atendida essa premissa, basta que a máquina do usuário tenha capacidade semelhante à exigida para ver um filme na Netflix. Na demonstração da HP, com condições ideais de conectividade, o serviço rodou jogos bem exigentes sem engasgos.

 

Foto: HP/Divulgação
Categorias Lifestyle