HPE OneSphere
Navigation
Topo

Para melhorar a performance no trabalho, invista em hobbies

Diversas são as ferramentas de produtividade capazes de melhorar sua performance no trabalho. Seja a partir de aplicativos ou até de métodos próprios de organização. Muitas das recomendações envolvem acompanhamento de e-mails, contagem do tempo para execução de tarefas e listagem de atividades. Ao mesmo tempo, coisas como cozinhar, ler, aprender um idioma, praticar artes e exercícios físicos também podem ajudar. Muitos desses hobbies podem aumentar seu rendimento no trabalho, além de proporcionar melhora na saúde e até momentos de descontração. Ou seja, nem sempre são só as atividades voltadas à carreira que vão auxiliar sua performance;

 

COZINHAR TAMBÉM É INVESTIR EM PERFORMANCE

A culinária está entre as inúmeras ferramentas de produtividade incentivadas pelo escritor e empresário Tim Ferris. Segundo ele, cozinhar regularmente oferece dois efeitos positivos em sua rotina. Além de melhorar o que você ingere (menos carboidratos, açúcar e gordura), também influencia sua dieta quando você come fora. Afinal, seus hábitos alimentares podem ser os principais responsáveis pela redução de performance em determinados períodos (veja aqui).

Para quem não consegue começar ou terminar o dia cozinhando, a dica é tentar se aventurar aos fins de semana. Uma vez que você experimente novas receitas e métodos, poderá fazer do ato de cozinhar um hábito em sua rotina. Dessa forma, além de ter um corpo mais saudável, também irá melhorar sua memória e agilidade. Tudo isso terá reflexo em sua vida profissional.

 

EXERCÍCIOS FÍSICOS: DUPLO BENEFÍCIO À PERFORMANCE

Para quem não tem costume de fazer exercícios, começar a praticá-los pode parecer difícil. Mas, na verdade, não é. Para facilitar seu dia a dia, busque uma academia que seja próxima de sua casa ou trabalho. Se for no caminho entre os dois pontos, melhor ainda. Não é preciso virar um atleta profissional – basta adaptar alguma atividade a suas condições. Yoga e artes marciais, por exemplo, são atividades que contribuem para melhorar tanto a performance física quanto mental. Ambas induzem ao relaxamento e, assim, ajudam a manter o foco, a energia e a compostura no trabalho. Os esportes em equipe também beneficiam suas habilidades de comunicação, foco, gerenciamento de estresse e estabelecimento de metas.

 

LEIA MAIS E MAIS

Hábito comum de pessoas bem-sucedidas, a leitura é uma porta de aprendizagem e conhecimento. Não à toa, Bill Gates lê 50 livros por ano como maneira de aprender coisas novas e testar sua compreensão. Palestras e recursos online são boas ferramentas para adquirir informações atualizadas. No entanto, não há substituto para a profundidade de um bom livro. Além de aumentar seu conhecimento consciente, os benefícios científicos da leitura são numerosos e até surpreendentes. A leitura fortalece seus caminhos neurais e, assim, favorece o aumento de sua performance mental.

 

APRIMORE SEUS DONS

Entre disruptivos avanços científicos, Albert Einstein sempre encontrou tempo também para praticar violino ou piano. Além disso, usou esses hobbies para desenvolver um estado mental mais criativo a fim de resolver problemas que o iludiam. Diversos estudos comprovam que se envolver com algum tipo de arte aumenta sua performance. Assim, a dica é começar em casa ou até mesmo fazer alguma aula que envolva atividades artísticas. Música, pintura, artesanato, trabalhos manuais… Qualquer dessas tarefas poderá ajudar e reiniciar seu cérebro após um longo dia de trabalho.

 

APRENDA UMA NOVA LÍNGUA

Praticar um novo idioma pode aumentar sua atenção, abrir as portas para novas culturas, parceiros e mercados. O fato também ajuda a desenvolver maior capacidade de conciliar tarefas e proteger a memória de problemas cognitivos. Além disso, melhora a capacidade de tomar decisões e deixa sua percepção mais aguçada. Pronto para investir em performance?

 

Foto: iStock/Ulza
Categorias Business Upgrade