HPE OneSphere
Navigation
Topo

Grupo Herval: da madeira ao wi-fi, versatilidade é a solução

Uma pequena serraria, fundada em 1º de outubro de 1959, no distrito de Santa Maria do Herval/RS. Assim começou o Grupo Herval – que hoje soma 18 marcas, 14 empresas, três parques fabris e 6.500 colaboradores diretos. Ao longo dos anos, o empreendimento cresceu, diversificando suas áreas de atuação e alcançando cada vez mais sucesso nos negócios. Solidez, compromisso, cooperação e paixão pelo que se faz são os valores apregoados no grupo – que se consolidou como uma marca de personalidade e qualidade únicas, capaz de atender a múltiplos públicos com diferentes necessidades. Esse dinamismo do Grupo Herval, com constante evolução, exige também frequentes upgrades em sua infraestrutura. E no que se refere às demandas de TI, incluindo wi-fi, a melhor resposta está “em casa” – a HT Solutions.

Operando com alta densidade de aparelhos ligados à rede, o Grupo Herval percebeu recentemente a necessidade de ampliar sua infraestrutura. Tudo para garantir velocidade e estabilidade de conexão, sem riscos à segurança dos usuários da rede wi-fi. Diante disso, a organização solicitou à HT Solutions uma proposta que atendesse a tais requisitos.

 

WI-FI INTELIGENTE

O próprio departamento de TI do Grupo Herval realizou minuciosa avaliação da estrutura legada. A conclusão foi que os access points instalados já não suportavam o crescente número de usuários que conectados à rede. A empresa não havia alocado nessa rubrica, entretanto, recursos para fazer frente aos elevados custos de uma solução robusta tradicional. O formato convencional, portanto, com controladoras, softwares de gerenciamento e controle de usuários, não poderia ser implementado. Seria necessário que o projeto entregasse uma arquitetura inteligente de wi-fi, aliando economia e desempenho.

Assim, a proposta apresentada pelos arquitetos de soluções Aury Fink Filho e Eduardo Steffen baseou-se na solução Aruba Instant AP. De simples implementação, ela permite que um IAP seja transformado em controladora virtual. Escalável, a alternativa admite até 128 access points e 2.000 usuários numa mesma rede L2. No projeto elaborado para o Grupo Herval, os ambientes com maior densidade de usuários receberam modelos de IAP 335. Já os de menor densidade foram atendidos com modelos 315. A implementação, executada pelo time de TI do cliente, incluiu ainda a instalação de rede wireless no auditório da empresa.

 

MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

Conforme Fink e Steffen, a solução Aruba Instant AP foi a escolha de melhor custo-benefício para o Grupo Herval. Especialmente no que se refere à capacidade – quantidade de usuários suportados – e à presença da funcionalidade Captive Portal/Guest integrada. A solução wi-fi atende 300 usuários simultâneos, com possibilidade de dobrar a capacidade sem perda de desempenho. Além disso, oferece suporte a softwares de gerenciamento (Airwave), autenticação e controle de usuários, assim como BYOD (ClearPass, com os respectivos módulos de Guest, OnBoard, OnGuard) e segurança de rede (Aruba Introspect), possibilitando investimentos futuros na estrutura.

 

Foto: Carine Traesel/Divulgação