HPE Simplivity
Navigation
Topo

Nostalgia pura: games clássicos voltam à cena nos smartphones

Concorrendo com gráficos em 4K e disputas online, a nostalgia pelos anos 1990 também mostra força no mundo dos games. De um lado, ataca com versões remasterizadas e surpreendentes para as novas gerações de consoles. De outro, revive os clássicos em toda sua glória original, com distribuições gratuitas para smartphones. Para muitos, este retorno ao básico até pode não fazer muito sentido por si só. Mas a paixão pelos arcades e por títulos que fizeram parte da infância sempre prevalece. E, assim como a Sega – com seu projeto Sega Forever –, a Nintendo também tem voltado suas atenções ao mobile.

Primeiro foram títulos como Super Mario Run, Fire Emblem Heroes e Animal Crossing: Pocket Camp. Agora, a “Big N” confirma a chegada de mais uma versão muito nostálgica: Mario Kart. Conforme a empresa, o game será chamado de Mario Kart Tour. Apesar de ainda não ter data oficial de lançamento, ele deve chegar às lojas de aplicativos já no próximo ano fiscal. O período corresponde aos meses de abril de 2018 a março de 2019. Apesar de gratuitos para baixar, os jogos da Nintendo só podem ser desbloqueados por completo nas versões pagas.

 

UM REMAKE ETERNO DOS GAMES CLÁSSICOS

O projeto Sega Forever, por sua vez, foi lançado como uma coleção crescente de games clássicos gratuitos (com anúncios). Com a promessa de incluir novos títulos mensalmente, a empresa quer reunir os principais jogos de cada era dos consoles. Master System, Genesis/Mega Drive e Dreamcast são algumas das plataformas já contempladas.

Graças às novas tecnologias, é possível salvar o progresso feito nos jogos, além de competir com os amigos por pontuações. Os games, com gráficos idênticos aos originais, podem ser jogados off-line e, conforme a Sega, têm suporte a controles bluetooth. Mas o acessório não é fundamental: a jogabilidade também foi adaptada para as telas sensíveis ao toque.

Até agora, fazem parte do catálogo games como Streets of Rage, Gunstar Heroes e Sonic The Hedgehog. Outros destaques são Golden Axe, The Revenge of Shinobi, Virtua Tennis Challenge, Altered Beast, Kid Chameleon e Phantasy Star II. Eswat City Under Siege, Decap Attack, Beyond Oasis, Crazy Taxi, Space Harrier II, Ristar e Comix Zone também aparecem.

 

Leia também:
Na nuvem: HP Omen Game Stream usa a nuvem para turbinar jogatina
Fliperama em miniatura: um arcade que cabe na sua mão

 

Imagens: Sega Forever/Divulgação e Nintendo/Divulgação
Categorias Lifestyle