HPE OneSphere
Navigation
Topo

Estresse afeta não só a mente, mas também o corpo. Entenda

Usualmente relacionado a um “estado de espírito”, o estresse afeta não somente as emoções, mas também diversas partes do corpo. O esgotamento do organismo pode ser sentido no cérebro, coração, aparelho gástrico, nos músculos e na boca, por exemplo. E, mesmo que limitadas, diversas pesquisas apontam para uma forte relação entre o estresse e o desgaste físico e emocional.

Conforme estudo publicado no Journal of the American Heart Association, o estresse pode elevar batimentos cardíacos e pressão arterial. Outras pesquisas realizadas nos EUA e no Brasil demonstraram que sintomas físicos como dores musculares, dor de cabeça, cansaço e distúrbios do sono também são comuns. Completam os sinais situações de ansiedade, angústia e irritação.

 

EFEITOS DO ESTRESSE

Momentos de estresse desencadeiam a liberação de hormônios como adrenalina e cortisol. Produzidas em excesso, essas substâncias podem afetar a saúde, especialmente o sistema imunológico. O aumento desses níveis hormonais amplia a tensão muscular e acelera a respiração e os batimentos cardíacos. Passado o momento de tensão, o organismo saudável retorna rapidamente ao estado normal. Já pessoas que sofrem com o estresse crônico enfrentam situação mais complicada. Como efeito colateral, há redução do calibre dos vasos sanguíneos, risco de hipertensão e arritmias cardíacas.

A estafa também é citada como responsável por alterar o nível de acidez do estômago. Assim, pode causar azia, má digestão, gastrite e até facilitar a formação de úlcera. O distúrbio é também uma brecha para as doenças periodontais. Elas podem causar a destruição do tecido ósseo e, consequentemente, a perda dos dentes. O que se sabe, seguramente, é que cada pessoa tem o seu grau de tolerância ao stress. Por isso, é importante dedicar atenção aos sinais do corpo. Pois, a cada momento em que esse limite é ultrapassado, de forma frequente ou prolongada, pode haver sequelas. Confira sete prescrições contra o estresse e descubra como usar o estresse para turbinar a produtividade.

 

Ilustração: iStock/Jolygon
Categorias Business Upgrade