HPE OneSphere
Navigation
Topo

Documentário revisita história dos videogames no Brasil

De fã para fã. Assim foi feito o documentário “1983: O ano dos videogames no Brasil”. Lançada por meio de financiamento coletivo, a produção atraiu um investimento de R$ 23.663,00. A arrecadação superou a meta inicial da campanha no Kickante, que era de R$ 20 mil. Baseado nos livros de Marcus Chiado, o vídeo é um documento histórico sobre a chegada dos videogames ao país. Reunindo entrevistas e imagens de arquivo da época, a trama relata o primórdio dessas memórias afetivas de pixels e bits.

Participam do documentário nomes como Gilson Cardoso e Kazuaki Ishizu. Cardoso foi um dos responsáveis pela chegada do Atari 2600 no Brasil, enquanto Ishizu criou o SpliceVision. Na década de 80, apenas os brasileiros com condições de viajar para fora do Brasil tinham acesso a determinadas tecnologias. Foi assim que os videogames começaram a chamar a atenção. Afinal, a partir de um dispositivo, e pela primeira vez na história, era possível interagir com as imagens da TV.

 

A REVOLUÇÃO DOS VIDEOGAMES

Os videogames chegaram ao Brasil com alguns anos de atraso em relação a outros países. No entanto, bastou um curto espaço de tempo para que revolucionassem a área do entretenimento. Por isso, as décadas de 1980 e 1990 representaram um momento único em termos comerciais e culturais. O documentário mostra como os videogames foram lançados, como as empresas nacionais se desenvolveram e a aceitação dos consumidores nacionais. A produção também conta com muitas entrevistas e imagens de pura nostalgia. Trechos de jogos clássicos do Atari e suas variantes não faltam. Quem se lembra de plataformas como Telejogo, Odyssey, Intellivision, Splice Vision e Super Game vai se deliciar. No entanto, é importante estar preparado para a maratona. Afinal, são mais de duas horas e vinte minutos de vídeo, que pode ser assistido no Youtube. Além do contexto, outro detalhe que eleva a produção é a trilha sonora eletrônica criada especialmente para o documentário. Uma pequena obra de arte para fãs de videogames. Confira:

 

Imagem: iStock/noLimit46
Categorias Lifestyle