HPE OneSphere
Navigation
Topo

Cursos gratuitos via internet: site nacional traz boas opções

Houve um tempo em que muitas pessoas investiam em educação, basicamente, para alcançar o primeiro emprego. Depois, permaneciam naquela carreira pelo resto de suas vidas, galgando posições graças à experiência acumulada em seu ofício. Assim, cursos técnicos e profissionalizantes eram vistos quase que exclusivamente como uma porta de acesso ao mercado de trabalho. Com o passar dos anos, entretanto, o cenário se alterou bastante. Os impactos da tecnologia nos métodos de ensino e os efeitos das crises econômicas acabaram contribuindo para muitas mudanças. Hoje, ampliar conhecimentos é o objetivo tanto de quem busca recolocação profissional quanto de quem persegue a evolução na carreira. Também é alternativa para os que almejam uma segunda fonte de renda ou pretendem empreender. Nesse contexto, uma nova fronteira na área de ensino tem conquistado cada vez mais atenção dos profissionais: a capacitação online. E, a exemplo da empresa de tecnologia educacional estadunidense Coursera, instituições brasileiras têm alcançado destaque no setor. É o caso do site Veduca, uma plataforma que oferece cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento.

Fundada em 2011, ela foi pioneira em trazer ao Brasil a modalidade de Curso Online Aberto e Massivo. Do inglês Massive Open Online Course (Mooc), esse formato leva o conhecimento das salas de aula para o ambiente virtual. Evoluindo rapidamente, em 2017 a empresa passou por reposicionamento de marca para atuar como um negócio social. Com 100% de seus cursos online gratuitos, o Veduca disponibiliza acesso livre ao conteúdo de todas as aulas. No entanto, há uma opção paga para quem tiver interesse em fazer uma avaliação final e obter o respectivo certificado. Nesse caso, os preços vão de R$ 29 a R$ 99, dependendo da área de interesse. Classificados como Cursos Livres, esses certificados não contam como especializações, mas agregam horas complementares e diferenciais ao currículo.

 

Cursos gratuitos no Veduca

Interface da plataforma Veduca

 

COMO PERSEVERAR NOS CURSOS GRATUITOS ONLINE

O Veduca possui mais de 20 opções de cursos gratuitos. Em sua maioria, as capacitações são voltadas às áreas de Comunicação & Marketing, Gestão, Economia, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. São mais de 200 horas de aulas online, abrangendo diferentes temas, chanceladas por instituições como USP, Unisinos, IBMEC e UFSC.

Apesar da facilidade de acesso às capacitações, o percentual de evasão das atividades de ensino online é um fenômeno significativo. Por isso, especialmente em cursos gratuitos, é importante manter disciplina e dedicação para perseverar nos estudos. Afinal, neste modo de aprendizado, o aluno é o principal responsável por seus horários e rotinas.

Desenvolvidas para serem consumidas em frente ao computador, smartphone ou tablet, as aulas online são dinâmicas e roteirizadas. Tudo para melhorar a didática e o aprendizado, de acordo com as rotinas movimentadas do dia a dia. Para ter sucesso nos estudos, a dica é eleger uma área de seu interesse e manter os objetivos em mente.

 

Imagens: 1. iStock/Chonlachai | 2. Veduca/Reprodução
Categorias Business Upgrade