HPE Simplivity
Navigation
Topo

Cubo mágico “smart” ajuda a desenvolver suas habilidades

Criado em 1974 pelo húngaro Ernö Rubik, o chamado “cubo mágico” tornou-se um quebra-cabeça tridimensional mundialmente conhecido. Com 43 quintilhões de combinações possíveis, o brinquedo ajuda a aperfeiçoar habilidades matemáticas como geometria espacial, análise combinatória e probabilidade. Mas o que antes dependia exclusivamente de muito raciocínio lógico, agora pode ser resolvido com incontáveis tutoriais disponibilizados na internet. Mesmo assim, com ou sem fórmulas prontas, muitas pessoas seguem empenhadas em desvendar todos os enigmas do brinquedo. Prova disso é que a “versão raiz” do cubo mágico vem ganhando novas encarnações – algumas delas, com upgrades tecnológicos.

A exemplo de outros brinquedos que já mostramos aqui, o quebra cabeça tridimensional ganhou diferentes versões modernizadas. Depois do dispositivo eletrônico Rubik’s TouchCube, agora é a vez do GoCube. Lançado via campanha de financiamento coletivo, o gadget foi criado pela Particula, uma empresa situada em Tel Aviv, Israel. Mesmo repaginado, o GoCube mantém a essência do desafio: completar cada lado com uma única cor. As inovações ficam por conta de possibilidades agregadas pelo bom uso da tecnologia.

 

CUBO MÁGICO “SMART”

Cubo mágico

Remodelado para as novas gerações, o GoCube possui sensores para sincronizar os movimentos do brinquedo com uma animação no smartphone. Assim, além de acompanhar a ação em tempo real, o aplicativo pode dar dicas de como resolver os enigmas. Seu aplicativo proprietário também oferece minijogos interativos e disputas online para ver qual usuário junta as cores mais rapidamente. Assim, é possível desafiar amigos em modo de batalha ou montar bandeiras de diferentes países, por exemplo.

Conforme seus idealizadores, o GoCube representa uma nova maneira de ensinar e praticar a lógica. Isso porque o brinquedo acompanha os movimentos do jogador e pode fornecer uma análise de como ele resolveu o enigma. Além disso, pode sugerir movimentos mais eficientes para que o usuário se torne ainda mais rápido. Sucesso tanto no Indiegogo quanto no Kickstarter, o GoCube foi colocado em pré-venda ao preço de US$ 69. As primeiras entregas estão previstas para março de 2019. Depois, o gadget deve chegar às lojas por US$ 119.

 

 

Leia também:

Decoração geek: cubo exibe pixel art personalizável via app

 

Fotos: Particula/Divulgação
Categorias Lifestyle