HPE Simplivity
Navigation
Topo

Produtividade: como aumentá-la usando o despertador do celular

Por Geronimo Theml*

Qual é o seu nível de produtividade?

Para falar sobre como aumentar a produtividade instantaneamente, preciso começar explicando alguns detalhes. Ou seja, o que entendi depois de ter tido mais de 700 alunos passando pelo método da Academia da Produtividade. Assim, consegui mapear cinco níveis diferentes que representam o quanto a pessoa efetivamente produz.

Existem os níveis A, B, C, D e E. O nível E é o pior deles e o A é o nível de excelência. É importante entender que a produtividade não está ligada diretamente a resultados reais. Mas as pessoas que possuem nível A ou B de produtividade costumam ter os melhores resultados financeiros. Além disso e, principalmente, um melhor equilíbrio nas suas vidas.

É possível uma pessoa ter um nível C de produtividade e ter resultados efetivos? Claro que sim e, inclusive, no campo financeiro. Só que o sacrifício é tão enorme, que ela acaba deixando alguma área da vida de lado. E, o pior, normalmente é uma área relevante, mas que ela só vai perceber quando pode ser tarde demais. Vejo muitas pessoas com nível C de produtividade enriquecerem, mas deixarem de lado a saúde ou a família, ou até as duas.

 

COMO AUMENTAR AGORA O SEU NÍVEL DE PRODUTIVIDADE

Independentemente do seu grau de produtividade, existe uma dica muito simples para ir ao próximo nível. Para isso é fundamental entender que “se ocupar não é produzir”. Muitas pessoas passam o dia envolvidas com muitas tarefas, sem se distrair. Mesmo assim, quando chegam ao fim do dia têm a sensação de que o tempo voou e não fizeram nada. Em geral, o que acontece é que as pessoas se ocupam o dia todo e, na prática, produzem pouco ou nada.

Produzir é fazer aquilo que é necessário para levar você na direção da realização do seu sonho… Seja qual for o seu sonho. O resto é se ocupar. Mas como mudar isso e começar a produzir mais exatamente agora com a ajudar do despertador?

 

Para evoluir permanentemente, basta seguir uma forma prática e colocar essa regra para trabalhar no aumento da sua produtividade. Trata-se simplesmente de criar o hábito de se fazer uma pergunta ao longo do dia várias vezes. Assim: “o que você está fazendo neste exato momento: se ocupando ou produzindo?”.

Para me ajudar nessa caminhada criei sete alarmes no meu celular. Todos eles com o texto “Exatamente agora… você está se ocupando ou produzindo?”. Assim, sempre que esse alarme toca tenho uma oportunidade de avaliar o que estou fazendo do meu dia naquele exato momento. É um instante que tenho para refletir sobre o que estou fazendo daquele meu dia.

 

*Geronimo Theml é Coach de Produtividade e empreendedor. Largou um emprego público de advogado da União para viver sua paixão. É o idealizador do Programa Profissão Coach, onde capacita Coaches a terem sucesso profissional.

 

Fotos: 1. iStock/Jane_Kelly
Categorias Opinion