HPE OneSphere
Navigation
Topo

Chatbots: sete ferramentas para usar agora em seu negócio

Eles estão entre as principais tendências futuras apontadas pelo Gartner e já viraram sinônimo de produtividade na execução de tarefas. Responsáveis por “dar rosto” à Inteligência Artificial, os chatbots estão dominando todas as áreas relacionadas à comunicação entre humanos. O uso adequado dessa ferramenta pode aumentar o engajamento dos colaboradores e dos cientes com a organização. Isso porque ela promove a rápida automatização de tarefas repetitivas e libera os profissionais humanos para realizar trabalhos não padronizados. Entre as aplicações da IA em maior evidência atualmente estão as interações com o público através de perguntas e respostas.

Chatbots e assistentes virtuais estão desbancando os aplicativos e mudando a forma como os usuários interagem com a tecnologia. Instituições financeiras, empresas de telecomunicações e de varejo online estão investindo pesado na estratégia. No entanto, os chatbots já são considerados de uso universal. Especialmente em função da Inteligência Artificial já ser aplicada a áreas que vão da gestão à segurança dos negócios. Por isso, a tecnologia tem se tornado cada vez mais essencial no ambiente corporativo. Apesar de sua função mais comum estar relacionada a bate-papo com usuários, um chatbot pode ajudar a checar números de vendas ou desempenho de marketing, fazer pedidos online, reservar viagens e até agendar consultas. Bons programadores podem desenvolver chatbots personalizados, mas já existem diversas plataformas prontas que oferecem serviços competentes. A seguir, confira algumas das aplicações atualmente disponíveis e em operação:

 

SOFTWARES DE I.A. PARA INTERFACES DE CONVERSAÇÃO E CHATBOTS

  1. API.ai – Conjunto de ferramentas avançadas para construir interfaces de comunicação com o usuário;
  2. Chatfuel – Sistema que possibilita criar um chatbot via Facebook, dispensando conhecimentos de programação;
  3. Conversica – Interface de conversação que ajuda a aumentar as vendas;
  4. Kasisto – Plataformas inteligentes de conversação para indústrias financeiras;
  5. Massively – Ferramenta para criação de chatbots customizados para seu negócio;
  6. Unify – Serviços de conversação para lojas virtuais e atendimento online;
  7. Wit.ai – Plataforma de “linguagem natural” para criação de aplicações e dispositivos capazes de conversar com o usuário. Utilizando machine learning, o Wit.ai aprende com cada interação e compartilha esses aprendizados com todos os desenvolvedores/utilizadores.

 

Leia também:
Inteligência Artificial na gestão: 10 recursos para os negócios
Chatbot: quando e como utilizá-lo em sua empresa

 

Ilustração: iStock/Natali_Mis
Categorias Business Upgrade