HPE Simplivity
Navigation
Topo

Startup cria camiseta resistente a líquidos, manchas e odores

A Labfresh é uma pequena empresa holandesa que fabrica camisas e camisetas. À primeira vista, pode parecer apenas mais uma marca de moda. No entanto, os produtos da startup são desenvolvidos com foco no combate ao chamado fast fashion. Projetadas para durar, as peças da Labfresh prezam, portanto, pela sustentabilidade. Depois do sucesso de suas camisas, que já são vendidas online, a empresa decidiu apostar também num modelo de camiseta. E, após um ano de pesquisas, a Lebfresh conseguiu finalmente desenvolver peças de algodão resistentes a manchas e odores. Financiada coletivamente por meio do site Indiegogo, a campanha lançada em janeiro de 2017 atingiu 1000% da meta original.

Conforme a Labfresh, sua camiseta representa o casamento perfeito entre estilo e desempenho. Na parte externa, a peça repele substâncias líquidas e pastosas. Enquanto isso, o lado de dentro da camiseta retira a umidade. Assim o produto impede a formação de manchas de suor e ainda evita o contato da pele com a umidade. As peças são desenhadas na sede da Labresh em Amsterdã (Holanda), e produzidas em Portugal com tecnologia desenvolvida na Suíça.

 

A TECNOLOGIA POR DENTRO DA CAMISETA

Para chegar ao ajuste perfeito, o modelo da Labfresh foi desenvolvido a partir de dados de 67 mil homens europeus. Além do design, outro cuidado da startup foi com a escolha dos tecidos, para aliar conforto e tecnologia. Assim, a camiseta foi criada a partir da combinação única de três das mais inovadoras tecnologias têxteis. Conforme a empresa portuguesa, algo nunca feito anteriormente num produto 100% algodão.

Caracterizadas como hidrofóbicas, as camisetas repelem até mesmo grandes quantidades de líquidos derramados. Ou seja, acidentes com vinho tinto ou suco de uva, por exemplo, podem ser facilmente solucionados. Tanto no que se refere a secar quanto no tocante à prevenção de manchas na camiseta. Por sua vez, na parte interna foram adicionadas partículas de prata natural ao fio do tecido. Elas são responsáveis por eliminar as bactérias causadoras de odor no suor humano. Automaticamente, o tecido absorve e espalha a umidade numa superfície maior da camiseta em direção ao exterior do algodão. Esse processo facilita a evaporação da umidade através do tecido. Além disso, torna o material respirável e com secagem rápida.

Segundo a Labfresh, mesmo numa camiseta cinza, as manchas visíveis do suor tornam-se coisa do passado. Além das camisetas, a startup portuguesa também já desenvolveu meias antibacterianas. Seu tecido é baseado na mesma tecnologia de controle de odor e conta com baixas concentrações de sal de prata. O produto pode manter pés (e meias) frescos o dia todo.

 

Leia também:

Meias hi-tech mantêm os pés secos em qualquer situação

Larva que come plástico pode virar aliada contra a poluição

EUA poderão transformar esgoto em petróleo

 

Foto: Labfresh/Divulgação
Categorias Lifestyle