HPE OneSphere
Navigation
Topo

Blockchain: entenda o quanto ele vai mudar a sua empresa

Por Wagner Alledo*

A primeira vez que acessei a internet foi em 1997. Foi durante o curso “Montagem e Manutenção de Microcomputadores”, mercado promissor na época. No final da aula, o professor acessou a internet com cada um dos alunos e criou um e-mail gratuito. Disse que logo aquela seria nossa principal ferramenta de comunicação. Lembro com clareza como fiquei confuso. Como eu poderia ter um e-mail se não tinha um computador?

O que ocorreu com a internet e o e-mail nos anos seguintes todos já sabem. E o caminho que ainda há pela frente é ainda mais incrível. A internet revolucionou nosso dia a dia (e também das nossas empresas) ao permitir imensa troca de dados entre pessoas e instituições. Antes da internet, enviar uma informação ou dado para alguém era um dilema. Com a internet, você envia uma cópia de uma foto, de um documento ou de um texto para qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer hora.

Compartilhar dados já é sensacional. Agora, imagine se você pudesse, com segurança, enviar dinheiro para a sua mãe por e-mail. Ou assinar o contrato de compra e venda da sua casa sem precisar ir ao cartório. Ou, ainda, tirar uma fotografia e acompanhar toda a sua trajetória na internet, onde foi publicada, por quem, se foram pagos os direitos autorais…

Essas e muitas outras aplicações brevemente serão possíveis graças ao Blockchain. Muita gente confunde Blockchain com Bitcoin, pelo fato de o Bitcoin ser atualmente o maior “case” de uso do Blockchain. Mas, na verdade, as possibilidades e capacidade de disruptura que a tecnologia Blockchain permite são gigantes, muito maiores que o Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda. E, tenha certeza disso, logo ela chegará à sua empresa.

 

BLOCKCHAIN: DESCENTRALIZAÇÃO = SEGURANÇA

Em resumo, o Blockchain é uma tecnologia que visa à descentralização como medida de segurança. Em vez de precisar de um cartório para dizer que você assinou determinado documento, ou de um banco para dizer que realmente você transferiu dinheiro da sua conta para a sua mãe, ele pega essa informação, distribui em blocos para vários computadores diferentes, não permite que nenhum desses pedaços seja alterado e cria uma equação que permite juntá-los novamente para confirmar a informação. A tecnologia reduz custos de transação e melhora a transparência de qualquer processo, garantindo segurança para todas as partes.

Ora, se são eliminados os intermediários, ganha-se tempo – e, também, muito dinheiro. A previsão é de que, à medida que a tecnologia for difundida, bilhões de dólares sejam economizados, podendo ser reinvestidos nos respectivos negócios. As iniciativas são muitas, e todas as empresas gigantes de tecnologia estão investindo forte no Blockchain. Muito em breve, as soluções serão pulverizadas e vão afetar o seu dia a dia, o meu e o das nossas empresas.

Por isso, o que proponho aqui é um mergulho nas atividades da sua empresa, no seu planejamento estratégico, na sua missão e sua visão, identificando quais oportunidades podem surgir a partir do Blockchain para impulsionar seu diferencial competitivo. A corrida já começou – e quem estiver mais preparado tende a colher os melhores resultados.

Em tempo: o curso de manutenção de montagem de micros, em 1991, se pagou rapidinho e ainda rendeu uma pequena poupança. Que assim também seja com o Blockchain…

 

*Wagner Alledo é gestor geral da HT Solutions. Possui mestrado em Administração e MBA em Marketing, além de passagens por companhias como HP e Nokia.

 

Ilustração: iStock/Aleutie
Categorias Opinion