HPE Simplivity
Navigation
Topo

Apps e dispositivos ajudam a medir e calcular distâncias

Régua, fita métrica, trena… Dependendo da complexidade do trabalho, qualquer uma dessas simples ferramentas pode servir na hora de se medir alguma coisa. No entanto, tais materiais nem sempre estão ao alcance quando são mais necessários. Sem contar que, dependendo do objeto ou do local a ser medido, calcular distância e comprimento pode ser um desafio. Felizmente, a partir das alternativas criadas pela tecnologia, já é possível usar meios mais práticos e rápidos para realizar medições. Com aplicativos específicos, por exemplo, não é preciso carregar consigo nada além de um smartphone.

Desenvolvidos para medir distância, comprimento, ângulo e outras dimensões, muitos são os apps disponíveis hoje. Smart Ruler, Smart Tools, GPSMeasure e Moasure são alguns deles. Para saber qual é mais adequado a suas necessidades, o mais indicado é testar um por um. Em geral muito fáceis de usar, os apps utilizam, em sua maioria, a câmera do smartphone. É importante, porém, ficar atento às descrições dos aplicativos, sobretudo no que se refere a observações quanto à precisão.

 

Moasure permite medir ambientes e objetos

 

MOASURE E MOASURE ONE: PARCEIROS NA HORA DE MEDIR

Diferentemente do Smart Ruler, do Smart Tools e do GPSMeasure, o Measure não é um aplicativo gratuito. No entanto, quem estiver disposto em investir R$ 19,99, poderá contar com uma solução ainda mais sofisticada. Isso porque o Moasure não utiliza a câmera do smartphone para realizar as medições. Ou seja: ele funciona sem imagens, sem feixe de laser, cordas ou fitas. O app também dispensa conexão com a internet.

O Moasure pode medir distâncias de até 300 metros, incluindo comprimento, largura e altura de objetos. Também permite calcular as dimensões internas de uma sala interna ou a distância entre duas salas. Para tanto, basta mover o telefone entre os pontos desejados. Em seguida, é possível salvar, imprimir e compartilhar as informações obtidas.  Sua tecnologia é baseada em sistemas de orientação de foguetes espaciais.  Para calcular com precisão o quão longe você moveu o telefone, o Moasure utiliza acelerômetro e giroscópio do próprio dispositivo.

Gadget para medir

Pareado ao app para smartphone, gadget Moasure One aumenta precisão das medidas

Conforme a fabricante, o app é uma “fita métrica inteligente” capaz de medir quase tudo o que se imagina. Porém, seu nível de precisão pode depender do modelo do smartphone e do tempo despendido para fazer a medição. Para obter melhores resultados, é possível combinar o aplicativo ao dispositivo lançado via campanha de financiamento coletivo no Indiegogo. A exemplo do app Moasure, o gadget Moasure One funciona a partir do movimento. Compacta, a ferramenta oferece 24 maneiras de medir. Volume, área, circunferência, altura, ângulo, nível, 3D, 2D, etc. Conforme o Indiegogo, o projeto Moasure One atingiu 383% de sua meta de arrecadação em abril passado. A previsão da fabricante é que o gadget seja entregue aos apoiadores em dezembro de 2018.

 

Imagens: Moasure/Divulgação
Categorias Lifestyle