HPE OneSphere
Navigation
Topo

Ferramentas de gestão: 25 estratégias para seu negócio

25 ferramentas de gestão

Obra é editada pela HSM

Oferecer novas perspectivas para resolver velhos problemas. Essa é a proposta do livro 25 ferramentas de gestão (HSM, R$ 37,43), de Julian Birkinshaw e Ken Mark. A obra configura-se como um guia sobre os conceitos mais importantes ensinados nos melhores cursos de MBA do mundo. Por isso, é indicada tanto para quem busca ascensão profissional quanto para quem já possui experiência na área de gestão.

Segundo os autores, para ser bem-sucedido num ambiente corporativo imprevisível e turbulento é preciso combinar dois fatores essenciais. Um deles é o profundo conhecimento dos princípios atemporais dos negócios. O outro é a capacidade de se adaptar às mudanças de mercado. Assim, partindo de uma visão tradicional, Birkinshaw e Mark descrevem vinte e cinco ferramentas de gestão. Desde as mais clássicas, que não são superadas pelo tempo, até as mais relevantes no cenário atual. Dividido em cinco partes, o livro aborda gestão, marketing, estratégia, inovação & empreendedorismo e finanças.

 

MODELOS DE FERRAMENTAS DE GESTÃO

As cinco forças de Porter estão entre os modelos clássicos de ferramentas de gestão destacadas por Birkinshaw e Mark. Criadas por Michael Porter, elas foram apresentadas ao mundo em 1979. A primeira é a rivalidade entre concorrentes, seguida do poder de barganha dos fornecedores. O poder de barganha dos clientes e a ameaça de novos concorrentes são, respectivamente, a terceira e a quarta força. Para completar o quinteto, os autores discorrem sobre a ameaça de novos produtos ou serviços. A fórmula dos quatro Ps é mais uma das fórmulas clássicas presentes no livro. O conceito, que envolve Produto, Preço, Praça e Promoção, impacta diretamente as decisões empresariais. A obra apresenta ainda as ferramentas financeiras básicas necessárias para se avaliar uma empresa ou uma oportunidade de investimento. A estratégia do oceano azul, startup enxuta e inovação aberta são outros conceitos importantes descritos no trabalho. Conforme os autores, todos podem contribuir de forma relevante no desenvolvimento da agilidade estratégica tão necessária à gestão dos negócios.

 

Leia também:

Dia sem e-mail: um hack para turbinar sua produtividade

Sprint: como testar e aplicar novas ideias em cinco dias

Assertividade: o que é e como conquistá-la no trabalho

 

Imagens: 1. iStock/phototechno | 2. HSM/Divulgação
Categorias Business Upgrade