HPE Simplivity
Navigation
Topo

Microsoft lança Windows 10 S com foco no setor de educação

Mesmo com a crescente predileção de crianças e jovens por dispositivos eletrônicos e tecnológicos, muitas escolas – especialmente no Brasil – ainda não descobriram como se valer de tantos recursos e equipamentos para tornar o aprendizado regular mais atrativo aos alunos. O uso do celular em sala de aula, por exemplo, é normalmente proibido por causar distrações e tirar o foco dos estudantes no conteúdo que deveriam estar aprendendo. Ao mesmo tempo, muitas instituições de ensino estão investindo na robótica para estimular o desenvolvimento multidisciplinar por meio de raciocínio lógico, criatividade e relacionamento interpessoal.

De olho no mercado da educação, a Microsoft anunciou recentemente uma nova versão do Windows e um novo notebook , além de oferecer suporte para professores e estudantes num aplicativo de comunicação. O Windows 10 S chega como um forte competidor pela preferência das instituições de ensino

 

SEGURANÇA PARA DISPOSITIVOS COMPARTILHADOS

Entre os principais detalhes está a forma de acesso a aplicativos, que nesta versão permite baixar e instalar apenas títulos disponíveis na loja própria do Windows. Embora a novidade obviamente reduza a oferta de apps aos usuários, ela também diminui muito a vulnerabilidade dos dispositivos, evitando riscos de segurança, já que todos os aplicativos listados na loja da Microsoft são certificados e passam por verificações rigorosas contra qualquer tipo de ameaça virtual. Desse modo, para produtos focados em ambientes como os de escolas, com muitos usuários acessando computadores compartilhados e conectados a uma mesma rede, a proposta se mostra valiosa.

Na apresentação, o Windows 10 S mostrou amplo suporte a periféricos e acessórios, assim como acontece na distribuição normal do sistema. Como exclusividade dessa versão está uma forma simplificada de login, por meio da qual um aluno pode entrar pela primeira vez e estar pronto para usar o dispositivo em 15 segundos. Nos Estados Unidos, máquinas com o Windows 10 S virão também com uma licença do jogo Minecraft: Education Edition.

 

Minecraft: Education Edition

 

OUTROS PRODUTOS

Ainda com foco no setor educacional, outros produtos foram anunciados pela Microsoft – incluindo o Teams, ferramenta para comunicação e colaboração, que trará funções específicas para escolas, com suporte a emojis, stickers e GIFs. A ideia é incentivar jovens estudantes a se engajarem na plataforma, que serve também para gerenciar equipes de trabalho em empresas de outros segmentos. A versão educacional permitirá que professores interajam com estudantes usando o Teams ao longo do ano letivo com a criação de grupos.

 

Microsoft Windows 10 S

Fotos: Divulgação/Microsoft
Categorias Optimize