HPE OneSphere
Navigation
Topo

Fabricante anuncia volta ao mundo com seu carro voador

Das aventuras de Marco Polo à ficção de Julio Verne, houve um tempo em que viajar ao redor do mundo era um sonho quase impraticável. Hoje, muitas são as histórias de quem já percorreu o globo… De mochila, de carro, de avião, de barco, de moto, de bicicleta. Mesmo assim, recentemente o vice-presidente de vendas da PAL-V International B.V. revelou seus planos de transformar o trivial em inovador. Mark Jennings-Bates quer ser o primeiro a circum-navegar a Terra a bordo de um carro voador.  

A PAL-V é uma empresa holandesa criada em 2001 com a meta de desenvolver uma aeronave autossustentável. Apenas em 2005, entretanto, foram registrados os primeiros avanços. E, nos últimos anos, a empresa passou a investir na construção de um veículo híbrido. O PAL-V Liberty é uma mistura de veículo e girocóptero, cujo protótipo já foi demonstrado. Há algum tempo, inclusive, o carro voador é oferecido em pré-venda no site da fabricante. 

Segundo Jennings-Bates, no que diz respeito ao tráfego aéreo e terrestre, o carro voador atende às regulamentações europeias. Seus planos de volta ao mundo, porém, podem ser estratégicos para aumentar a discussão e a visibilidade da nova tecnologia. 

 

PIONEIRISMO 

carro voadorCompletar uma volta ao mundo num veículo híbrido como o PAL-V Liberty pode romper, literalmente, uma nova fronteira. A ideia de Jenning-Bates é partir de São Francisco (Califórnia) acompanhado de outro piloto, a quem caberá registrar a aventura. A previsão inicial para percorrer o mundo e realizar as devidas filmagens do trajeto é de aproximadamente 90 dias. E a maior atenção dos pilotos poderá ser exigida no indicador de combustível. Isso porque o carro voador possui autonomia de 1.315 km no modo de direção e 499 km ao voar. Apesar de não haver data confirmada para a viagem, os planos já estão bem alinhados.  

 

COMO FUNCIONA O CARRO VOADOR 

O PAL-V Liberty é um veículo híbrido que une características de triciclo e girocóptero. Com três rodas e hélices retráteis acionadas por um botão no painel, ele acomoda até dois passageiros de forma confortável. Para garantir a condução segura, a fabricante pesquisou tecnologias capazes de manter o elevado centro de gravidade e a aerodinâmica necessária ao voo. Um vídeo divulgado pela companhia demonstra suas funcionalidades: 

 

 

O primeiro voo do protótipo da PAL-V foi realizado em 2012, provando o conceito. Desde então, a empresa tem trabalhado na produção do modelo comercial, que deverá custar algo próximo de US$ 500.000. Dominada a tecnologia, a próxima grande tarefa da PAL-V poderá ser superar os desafios que envolvem a comercialização e a necessária legislação para os carros voadores 

 

Fotos: Pal-V/Divulgação 

Salvar

Categorias Drops