HPE Simplivity
Navigation
Topo

Clássica e sustentável: Vespa apresenta versão elétrica

Sucesso imediato desde seu primeiro modelo, a Vespa tornou-se ícone da cultura italiana e complemento indispensável para clássicos do cinema. Lançada em 1946, a scooter foi apresentada como um meio de transporte funcional e inovador no período pós-guerra. No ano seguinte, a pequena Vespa 98 ganhou nova versão. Capaz de atingir maior velocidade e com poder competitivo para corridas, o modelo 98 Corsa era vermelho. A cor original e demais características específicas renderam-lhe o apelido de “Bola de Fogo”.

O sucesso da scooter superou todas as expectativas e, assim, ano a ano ela foi recebendo melhorias. Tanto no que se refere ao design quanto no tocante às especificações técnicas. Em 2016, para celebrar os 70 anos de criação da Vespa, o grupo Piaggio lançou uma série especial de aniversário. Esportivo e potente, o modelo GTS foi inspirado na velha guarda da família Vespa. Agora, com previsão de lançamento em 2018, o grupo Piaggio apresenta outra novidade: um veículo elétrico.

 

O QUE ESPERAR DO NOVO MODELO DA VESPA

Painel da Vespa ElettricaAinda sem informações sobre faixa de preço ou data específica de lançamento, a Vespa Elétrica está prometida para 2018. Será o primeiro modelo 100% elétrico da marca de scooter mais amada e lendária da história. Conforme o grupo Piaggio, a nova versão da motoneta deve contar com autonomia de 100 km por carga. Quando a bateria acabar, bastam quatro horas na tomada para que a Vespa possa rodar mais 100 km. Outro modelo, denominado “X”, deverá incorporar bateria para até 200 km, exigindo também o dobro do tempo de recarga.

O design da assim batizada Vespa Elettrica já foi divulgado, trazendo detalhes em azul ou dourado. No painel, uma tela de cristal líquido de 4,3” mostra todas as informações do veículo. Para incrementar a experiência, o capacete bluetooth VJ1 já vendido pela Piaggio permite que o motociclista ouça músicas e atenda chamadas. Resta saber se a nova versão elétrica terá o mesmo sucesso que os modelos tradicionais.

Vespa Elettrica oferece duas combinações de cor

 

A MARCA NO BRASIL

Vespa militar encomendada pela FrançaNo site oficial da Vespa Brasil é possível acompanhar a trajetória de lançamentos da marca. Nesta linha do tempo também estão elencadas diversas curiosidades sobre a Vespa. Entre elas, o fato de que, nos anos 1950, o Ministério da Defesa francês encomendou um modelo para uso militar. Apenas 600 unidades foram produzidas para esse fim. Equipadas com uma arma, elas tinham capacidade para munição adicional e duas latas de combustível, além de uma pequena caçamba.

Já em 1957, a empresa ingressou no mundo das quatro rodas e lançou a pequena Vespa 400. O carrinho possuía um motor de dois tempos na parte traseira. Mais tarde, em 1963, o grupo Piaggio lançou a Vespa 50 – que tinha o slogan “Jovem, moderna e… sem documentos”. Na época, a scooter podia ser dirigida sem placa, nem carteira de habilitação, a partir dos 14 anos.

 

Fotos: Piaggio/Divulgação
Categorias Lifestyle