HPE Simplivity
Navigation
Topo

Como usar o estresse para melhorar seu desempenho

O estresse tornou-se algo cotidiano para praticamente todo mundo. Afinal, é comum que as pessoas se sintam pressionadas e aflitas por conta das demandas do dia a dia. E, muitas vezes, isso acaba se tornando um fardo emocional. Porém, diferente do que muitos acreditam, este esgotamento não precisa ser algo essencialmente negativo. Gerenciados adequadamente, seus efeitos nem sempre atrapalham a rotina do profissional. Pelo contrário, podem se tornar aliados na melhora de desempenho. 

Frequentemente, o estresse é inevitável e pode acarretar problemas para a saúde, além da perda de desempenho e produtividade. Se o indivíduo que convive com isso não adota medidas para acalmar a situação, os efeitos tendem a se acumular. Um estudo publicado na Harvard Business Review indica que pessoas de sucesso e alto desempenho geralmente são estimuladas pelo estresse. Ou seja, bastaria aplicar uma abordagem diferente em relação ao assunto para colher benefícios dele. 

 

DOIS CAMINHOS 

Segundo os pesquisadores, é preciso que as pessoas saibam reconhecer seu estado e, depois, decidam o que fazer com ele. Essa condição pode seguir dois caminhos, melhorando a vida do indivíduo ou incapacitando-o. Para induzir a primeira opção, é fundamental encará-lo de forma positiva e motivada – como um desafio.  

A melhor maneira de entender o estresse como algo bom é entendendo que se trata de um subproduto do sucesso. E não uma consequência de algo ruim e alarmante. É como um trabalho do qual você não goste, mas saiba que é preciso realizar para obter a recompensa. 

 

A BIOGRAFIA DO ESTRESSE  

No tempo em que os humanos precisavam caçar para sua nutrição, o estresse tinha efeitos positivos, contribuindo para a sobrevivência. Isso porque os hormônios do estresse liberam substâncias químicas capazes de reconstruir células, sintetizar proteínas e aumentar a imunidade. Assim, o corpo torna-se naturalmente mais forte e saudável. 

Apenas pensar no estresse como um intensificador de desempenho, em vez de algo detestável, já pode fazer muita diferença. Adotando essa abordagem como prática diária, é possível modelar a mente para encarar o estresse sob um novo ângulo. E, assim, obter benefícios, exatamente como fazem as pessoas de alto desempenho – e como já faziam os povos ancestrais. 

 

Foto: iStock/Kerkez 
Categorias Business Upgrade