HPE OneSphere
Navigation
Topo

Tomar notas contribui para aumentar a produtividade

Aprender um novo idioma ou a tocar um instrumento musical. Ser mais paciente, visitar mais os amigos e a família. Ser mais organizado, vencer dívidas, superar maus hábitos. Todos esses, entre outros, são objetivos comuns a muita gente. Porém, mesmo que alguns pareçam extremamente simples, fica cada vez mais difícil alcançá-los com o passar do tempo. Mesmo quando se sabe exatamente o que se quer. Para atingir propósitos, abandonando daquela desculpa de viver uma rotina corrida, é possível lançar mão de alguns hacks de produtividade. Entre eles está um famoso costume da juventude: escrever um diário. O simples hábito de usar um caderninho para registrar ideias e acontecimentos cotidianos era comum a grandes gênios. Benjamin Franklin, Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, George Washington… Todos mantinham diários. 

 

O HÁBITO DAS ANOTAÇÕES 

Manter a rotina de anotar pensamentos diariamente pode ser vantajoso em múltiplos aspectos. Trata-se de um dos hábitos mais poderosos entre os classificados como “keystone” – pequenas mudanças que desencadeiam muitas outras. Com as anotações, é possível aumentar a produtividade, permanecer mais atento às coisas ao redor e até melhorar a memória.  

 

MELHORANDO A PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DA ESCRITA 

Para manter esse hábito, o ideal é acordar e começar a escrever imediatamente num caderno destinado especificamente a isso. Menos de 30 minutos já devem bastar. Deve-se anotar tudo que vier à mente – as ideias criativas, o planejamento do dia, entre outros tópicos. O uso do período matinal tem explicação científica – e ela diz respeito ao que acontece durante a noite. Enquanto a pessoa dorme, o corpo descansa, mas o inconsciente continua planejando e solucionando problemas. 

É recomendado fazer uma lista das tarefas do dia, pois isso ajuda a melhorar a produtividade. À noite, a dica é reler esse apanhado e escrever um relato dos fatos do dia. Esse é um momento no qual a pessoa fica apenas em sua própria companhia, refletindo sobre tudo o que aconteceu. Para fechar, uma boa dica é escrever ideias e notas sobre coisas que precisam ser resolvidas num futuro próximo. Assim, ao dormir, o inconsciente trabalhará nisso. Recomenda-se escrever algumas frases ou parágrafos. Não há necessidade de se anotar absolutamente tudo que foi pensado. Ao mesmo tempo, não existem regras nem caminhos predefinidos. O único segredo, de fato, é abrir o caderno e escrever o que estiver passando pela mente. 

 

BENEFÍCIOS 

Com esses “logs” criados pela manhã e à noite, rapidamente se percebe o que deve ser buscado ou abandonado. Trata-se de uma técnica de autodescobrimento, que traz clareza e melhora as capacidades de escolha ao longo do caminho. 

Além disso, a escrita possui diversos benefícios por si só. Entre eles, mais foco e estabilidade, menos estresse e melhor compreensão das emoções. Quando encarada de forma sincera e inspirada, pode se tornar até mesmo uma forma de terapia. 

 

Fotos: 1. iStock/juhide  
Categorias Business Upgrade