HPE Simplivity
Navigation
Topo

Fabricante de veículos cria telhado solar para casas

É comum que casas, prédios e outras construções dotadas de sistemas de energia solar contem com os tradicionais painéis de captação instalados sobre suas coberturas. Ou, até mesmo, instalados sobre estruturas metálicas ao longo de grandes extensões de terra. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, porém, já é possível unir design e sustentabilidade.

No finalzinho de 2016, a Tesla Motors apresentou um produto que evidencia suas aspirações de se tornar uma gigante no segmento de energia limpa. A ideia é “camuflar” a tecnologia solar em telhas de vidro super-resistentes, tornando os projetos esteticamente mais atraentes. Tudo sem abrir mão da funcionalidade – e com o diferencial de oferecer durabilidade aprimorada. Além disso, pensando na variedade de estilos arquitetônicos das construções, a proposta é oferecer quatro opções de telha. São elas: texturizada de vidro, telha de ardósia de vidro, telha toscana de vidro e telha de vidro liso. O desenvolvimento de painéis solares pela Tesla deu origem a outra empresa do grupo, chamada SolarCity.

 

COMO FUNCIONA O TELHADO SOLAR

O processo para gerar a energia envolve a captação solar e o armazenamento por meio de uma bateria da Tesla conhecida como Powerwall. Com ela, é possível carregar a bateria durante o dia para utilização depois que o sol se põe. Na visão de longo prazo da Tesla, esse tipo de infraestrutura tem potencial para revolucionar o fornecimento de eletricidade para a população mais pobre, da mesma forma como a tecnologia móvel causou disrupção na indústria de telecomunicações.

 

Fotos: Divulgação/Tesla
Categorias Drops