HPE Simplivity
Navigation
Topo

TED Talks: dez palestras para potencializar sua carreira

Estar preparado para liderar e tomar decisões estratégicas é requisito fundamental para qualquer gestor. Neste contexto, o coaching executivo tem se destacado como um método eficiente para acompanhar as exigências do mercado de trabalho. E outra ferramenta excelente ao alcance de todos são os TED Talks. Trata-se de uma série de conferências voltadas à disseminação de boas ideias pelo mundo. Reunindo pessoas apaixonadas pelo que fazem, as palestras do TED podem incentivar sua evolução em múltiplas áreas. Para tornar-se mais criativo, sentir menos medo, otimizar o tempo, investir numa carreira melhor… Seja qual for seu projeto, a dica é conferir este compilado com um dez palestras (talks) do TED.

 

1.COMO DRIBLAR O NERVOSISMO E SAIR-SE BEM EM ENTREVISTAS DE EMPREGO

Em sua palestra, o neurocientista Daniel Levitin fala sobre como manter a calma em períodos de estresse. Ele mostra como o cérebro reage em situações de tensão e explica como minimizar potenciais reações desastrosas.

 

2.COMO PERDER O RECEIO DE PEDIR AJUDA

Para você, pedir ajuda é sinônimo de fragilidade? Nesta palestra do psicólogo Adam Grant no TED Talks, são apresentados três perfis predominantes nos ambientes de trabalho: doador, tomador e conciliador. Grant explica as diferenças entre eles e ajuda a identificar em qual você se enquadra. Além disso, ressalta a importância de criar situações em que doadores se tornem receptores. No final, fica claro ao espectador que não há nada errado em pedir ajuda.

 

3.COMO CONTRATAR OS MELHORES CANDIDATOS

Se você procura um novo integrante para sua equipe, esta é a palestra recomendada. Em Why The Best Hire Might Not Have The Perfect Resumé, Regina Hartley mostra como avaliar candidatos e currículos. Para ela, nem sempre o melhor aspirante à vaga se tornará, necessariamente, o melhor funcionário. Regina sugere buscar um profissional capaz de perseverar diante dos obstáculos – característica muito útil em momentos de crise.

 

4.COMO TORNAR A EMPRESA MAIS CRIATIVA E INOVADORA

A palestra de Linda Hill é para quem deseja estimular a criatividade coletiva. Sob esse prisma, ela estudou empresas de diversos setores durante uma década. E descobriu que as companhias mais inovadoras conseguem “direcionar” a criatividade coletiva. Elas criam espaços para que todas as pessoas, em todos os níveis organizacionais, possam inovar e resolver problemas. Linda mostra que empresas como Google e Pixar empoderam os funcionários para que eles tomem decisões e trabalhem de forma colaborativa.

 

5. COMO USAR MELHOR O SEU TEMPO

Para Laura Vanderkam, uma simples mudança na forma de pensar pode ajudar a gerenciar melhor o seu tempo livre. Veja as dicas dela  durante o TED Talks sobre como descobrir e organizar suas prioridades, em vez de dizer que não há tempo para tudo.

 

6.COMO (E POR QUE) SER MAIS POSITIVO

Neste TED Talk você desvendará um segredo para trabalhar melhor. Shawn Achor defende que ser mais positivo no presente deveria ser uma das suas prioridades. Segundo ele, a “vantagem da felicidade” é chave para uma vida pessoal e profissional muito melhor. Quando você começa a pensar de forma mais positiva, se torna mais inteligente, criativo e produtivo.

 

7.COMO ALCANÇAR UMA CARREIRA MELHOR

Livre-se das desculpas para alcançar o sucesso profissional. Essa é a mensagem do economista Larry Smith. A palestra é uma injeção de inspiração para que você dê os passos necessários a fim de avançar na carreira.

 

8.COMO APROVEITAR MELHOR SUA CURIOSIDADE

Se você ainda não desenvolveu bem sua curiosidade, descubra os meios para isso com a palestra de Emilie Wapnick. Ela explica que muitas pessoas têm interesses conflitantes. Em vez de forçar o foco num deles, ela mostra que a multiplicidade de interesses pode ser uma vantagem.

 

9.COMO INSPIRAR OUTRAS PESSOAS

Numa das palestras mais assistidas do TED, Simon Sinek mostra como grandes líderes inspiram a ação. Na fala, ele mostra que o motivo pelo qual fazemos alguma coisa importa mais do que a ação em si.

 

10.COMO DOMINAR SEU AUTOAPERFEIÇOAMENTO

Muitas vezes, as pessoas dão seu melhor, seu máximo, sem perceber nenhum progresso. Eduardo Briceño explica em sua palestra que há duas áreas trabalhadas pelo ser humano. Uma delas é a do aprendizado e, a outra, do desempenho. A maioria das pessoas passa grande parte do tempo trabalhando no desempenho, o que dificulta o progresso. Mas ao focar suas atenções no aprendizado, você verá melhorias importantes.

Ilustração: Amanda Cazzuni (vetores-base: iStock/Sudowoodo e kirstypargeter)
Vídeos: TED Talks/Reprodução
Categorias Business Upgrade