HPE OneSphere
Navigation
Topo

Storage tem marca: HPE lidera Quadrante Mágico do Gartner

Em tempos de Big Data, as soluções para armazenamento de dados ganham especial destaque. Esta nova era da TI exige servidores, softwares e sistemas de storage cada vez mais poderosos e confiáveis. E é nesse contexto que a HPE se sobressai perante a concorrência. Recentemente, inclusive, a empresa foi apontada num dos mais importantes relatórios da indústria como líder absoluta no segmento de storage. Trata-se do “Quadrante Mágico” do Gartner, que periodicamente examina as soluções oferecidas pelos principais players do mundo. 

Nome de referência no setor de tecnologia, o Gartner é um expoente em pesquisas de tendências e análise de produtos. Fundada em 1979, a companhia tem auxiliado seus clientes na busca pelas melhores soluções e os melhores fornecedores desde então. Hoje, seus apontamentos são utilizados para embasar decisões de dez mil empresas e executivos individuais ao redor do globo. 

Entre os principais relatórios do Gartner Group está o Quadrante Mágico (Magic Quadrant), considerado um verdadeiro guia para escolhas tranquilas. A ferramenta oferece uma representação gráfica do mercado, considerando forças e fraquezas das principais fabricantes em cada tipo de solução. Quanto melhor a avaliação da marca num determinado segmento, mais ao alto e à direita será sua posição no diagrama. O eixo vertical julga a habilidade de execução; e o horizontal, a completude da visão da marca na área analisada. A posição da HPE no gráfico de storage, portanto, não deixa dúvidas sobre sua liderança absoluta no segmento. 

 

QUEM É QUEM NO GRÁFICO DO GARTNER 

Inseridos os pontos correspondentes a cada empresa, o gráfico é dividido em quatro partes. No quadrante superior esquerdo ficam as chamadas “desafiantes” – empresas com habilidade de execução acima da média, porém visão menos completa. No quadrante inferior esquerdo aparecem os “players de nicho”, com as menores avaliações de visão e habilidade de execução. Na porção direita do diagrama, as empresas listadas no quadrante inferior recebem o título de “visionárias”. Ali estão as fabricantes com bons indicadores quanto à completude da visão no segmento, mas com habilidade de execução limitada. Por fim, o quadrante superior direito reúne as assim reconhecidas “líderes”, com os mais altos escores em ambos os eixos. E é exatamente nesse “quadrante mágico” que a HPE reina entre os fornecedores de storage. 

O relatório “Magic Quadrant for General-Purpose Disk Arrays” foi publicado em 31 de outubro de 2017. A pesquisa levou em conta as mudanças do mercado de storage e as condições das grandes marcas para lidar com riscos e oportunidades. O estudo segmentou todos os arrays de discos – rígidos, híbridos e de estado sólido (SSA). 

 

HPE

 

LIDERANÇA ABSOLUTA EM STORAGE 

Sobre a HPE, o relatório pontuou diferenciais de arquitetura, escala, facilidade de uso, amplitude de protocolo e suporte de servidor. Conforme o Gartner, todas as matrizes do portfólio de armazenamento da marca podem ser implantadas com sucesso. Na análise, foi feita especial recomendação para casos como o de virtualização de servidores. No Quadrante Mágico, a HPE lidera com 3PAR StoreServ e Nimble CS-Series para a maioria dos requisitos do cliente. 

A pesquisa também elencou as principais forças da HPE frente à concorrência. Entre elas, o monitoramento de falhas do InfoSight e a análise preditiva de manutenção no 3PAR. Foram realçados também os preços competitivos oferecidos pelo Nimble Storage em arrays de armazenamento. Isso em função do design de matriz que usa componentes de commodities 100% padrão do setor. 

 

Imagens: 1. HPE/Divulgação | 2. Gartner Inc./Reprodução 
Categorias Feed