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Saber como influenciar pessoas é a marca dos grandes líderes

Nos últimos tempos, o mercado de trabalho vem passando por um grande processo de transformação. São novas tarefas, modelos, exigências e responsabilidades. Os profissionais, portanto, também precisam se adaptar – e, muitas vezes, se reinventar – para acompanhar tais mudanças. Especialmente no caso dos gestores, por sua função nas empresas, é essencial máxima atenção ao desenvolvimento de suas equipes. Tão importante quanto saber quem contratar é entender como influenciar pessoas para que se sintam motivadas.  

O líder que consegue se adaptar da melhor forma tem maior potencial para guiar seu grupo pelo mesmo caminho. E, para alcançar a persuasão de maneira positiva, algumas técnicas podem ser bem eficientes e produtivas. Estas e outras dicas pontuais sobre o tema podem ser encontradas num dos livros de Dale Carnegie. “Como ser um grande líder e influenciar pessoas” (BestSeller, R$ 37,90) traz ensinamentos atemporais para quem ambiciona incentivar a inovação e a criatividade. 

 

COMO INFLUENCIAR PESSOAS 

como influenciar pessoasConforme o autor, independentemente do que for feito, sempre haverá desafios envolvendo pessoas negativas e gerenciamento de desempenho. Carnegie destaca que um profissional desmotivado pode bastar para diminuir a moral de toda a equipe. Consequentemente, a situação pode afetar a produtividade no trabalho, a fidelidade do cliente e a lealdade do funcionário. 

Neste livro, o autor apresenta diversos aspectos capazes de transformar uma pessoa num grande líder. Assim, o leitor é conduzido a desenvolver as próprias habilidades próprias e as de sua equipe, melhorando o desempenho. 

De acordo com Carnegie, antes de conversar sobre algum aspecto negativo, um líder deve primeiro destacar algo positivo no trabalho. Elogios são sempre bem-vindos na hora de iniciar uma conversa. Outra maneira de um gestor chamar a atenção para um problema é começar o assunto citando seus próprios erros já cometidos. O fato aproxima líder e funcionário, demonstrando que o colaborador não é o único a passar por determinadas situações. Também é uma forma de conexão, de entrar em sintonia.  

Colocar-se no lugar do outro é mais uma situação abordada por Carnegie. Para ele, a empatia é uma das principais características de um bom líder. Pensar no que seu próximo quer, em como gostaria que fosse desenvolvido determinado projeto, demonstra que o gestor é sensível ao que acontece ao seu redor. Sem olhar somente para si, o bom líder é capaz de perceber outras habilidades de sua equipe e aproveitá-las da melhor forma possível. 

 

O AUTOR 

Dale Carnegie também escreveu o best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. O título vendeu mais de 50 milhões de cópias e foi traduzido para mais de 36 idiomas. Além disso, foi escolhido em 2002 como o livro de negócios número 1 do século XX. Nele, o autor também fala de como influenciar pessoas, mas com foco em como se aproximar e criar parcerias verdadeiras.  

 

Fotos: 1. iStock/roberthyrons | 2. BestSeller/Divulgação 
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