HPE OneSphere
Navigation
Topo

Robô da Boston Dynamics esbanja habilidades humanas

Mobilidade, agilidade, destreza e velocidade. Fora dos filmes e num passado não muito distante, seria possível imaginar que essas características serviriam para descrever um robô? Hoje, porém, além de desempenhar diferentes tarefas, máquinas fantásticas como as criadas pela Boston Dynamics esbanjam movimentos incrivelmente naturais. A empresa focada na construção de robôs avançados vem elevando o nível do que se pode alcançar nessa área.  

Inicialmente voltada a aplicações militares, a Boston Dynamics ficou conhecida por criar máquinas que correm e imitam movimentos de animais. Entre elas está o SpotMini, uma nova versão de seu cão-robô – que ganhou visual mais amigável para o público geral. Mas o verdadeiro “pulo do gato” pode estar num modelo humanoide demonstrado recentemente em vídeo da empresa. Batizado de Atlas, ele é capaz de executar movimentos complexos e precisos, de causar inveja a muitos humanos. E mais: ele pode fazer acrobacias dignas de um verdadeiro atleta.  

Robô

ATLAS: O ROBÔ HUMANOIDE  

Cada vez mais sofisticados, os robôs da Boston Dynamics podem caminhar por superfícies irregulares sem perder o equilíbrio. Caso caiam, também são capazes de tornar a ficar de pé. Tudo graças a uma avançada combinação de controles dinâmicos, mecatrônica, softwares de navegação e inteligência artificial.  

O resultado do forte investimento da empresa de engenharia robótica são máquinas que superam limites para atuar no mundo real. É o caso do Atlas, um robô humanoide que coordena movimentos de braços, torso e pernas. Sua mobilidade permite pular de um bloco elevado a outro – bem como pular e girar em 180°. Entre suas novas capacidades está a execução de um salto mortal para trás. Confira o vídeo impressionante da Boston Dynamics: 

 

 

MOVIMENTOS CALCULADOS 

Para executar seus movimentos, o Atlas realiza milhares de cálculos a cada instante. Assim, consegue se equilibrar e corrigir a distribuição de seu peso para ficar em pé. O fato impressiona muito e pode despertar um misto de sensações. Ao mesmo tempo em que impressiona pelo avanço, faz lembrar daquelas ficções em que máquinas subjugam o ser humano. Em breve, as funções embarcadas permitirão ao robô bípede ir além do ambiente de testes, que é totalmente controlado. Assim, ele poderia ser utilizado em operações de busca e resgate, por exemplo, que geralmente ocorrem em terrenos acidentados. 

Para conferir outros vídeos feitos com os robôs desenvolvidos pela empresa, acesse este link. 

 

Fotos e vídeos: Boston Dynamics/Divulgação 
Categorias Drops