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Por que você deveria reservar 10h por semana só para pensar

Trabalhe, estude, corra atrás. Mas, se você quer sucesso, será preciso outra coisa também: reservar tempo para simplesmente pensar. Afinal, atos involuntários, sem o devido planejamento, não atingem bons resultados. É por isso que, num artigo publicado no site Inc., o CEO e fundador da O2E Brands, Brian Scudamore, sugere que pelos menos 10 horas por semana sejam reservadas só para pensar. Segundo ele, isso oxigena a empresa e ainda evita que sua saúde seja sacrificada.

O artigo do empreendedor nasceu como resposta ao questionamento “Quais os segredos mais bem-guardados dos executivos de sucesso?”. Enquanto as pessoas esperavam passos e estratégias de disciplina e rigor, Scudamore surge dizendo, simplesmente, que é preciso pensar mais. Mas como fazer com que esse “ócio criativo” não se torne um tempo improdutivo e desmotivador?

Já há algum tempo, as novas formas de gerir defendem um tempo de reflexão para evitar que o trabalho consuma o colaborador por completo – uma hipótese que teria impactos extremamente negativos na produtividade. Tim Armstrong, CEO da AOL, incentiva seus executivos a gastar 10% de seus dias – ou quatro horas por semana – apenas pensando. Jeff Weiner, CEO do LinkedIn, reserva duas horas ininterruptas de sua agenda diária para refletir. Jack Dorsey, do Twitter, é igualmente famoso por esse tipo de expediente, assim como o homem mais rico (e maior filantropo) do mundo, Bill Gates. A seguir, confira algumas dicas de Scudamore para quem deseja adotar estratégia semelhante.

 

8 PASSOS PARA CRIAR SEU TEMPO DE PENSAMENTO

1) Programe um dia inteiro no calendário. Outras pessoas estão sempre tomando seu tempo e ditando suas prioridades? Se assim for, o primeiro passo a fim de encontrar tempo para se dedicar ao pensamento é assumir o controle da própria agenda. Deixe claro que você não responderá e-mails ou telefonemas num determinado dia, a menos que haja uma emergência.

2) Não vá ao escritório. Scudamore diz que suas melhores ideias surgem quando ele não está no escritório. Assim, ele gasta parte do seu tempo rodando por Vancouver. Passe a segunda-feira tomando café, caminhe num parque, passeie de bicicleta ou vá à praia. Sempre que se sentir preso, mude os locais.

3) Tenha um “diário de bordo”. Escrever é uma poderosa maneira de capturar suas ideias e mantê-las organizadas. A chave é não censurar nem julgar a si mesmo – apenas despeje seus pensamentos sobre o papel, sem críticas nem avaliação. Coloque para fora!

4) Reprograme ou encurte reuniões. Reserve 15 minutos na segunda-feira para analisar as reuniões que foram montadas para a semana e compará-las, identificando o que deve ser prioridade. Se uma reunião não parece de alta prioridade, peça para reagendá-la.

5) Identifique seus três resultados principais. Além de planejar a semana, trate de avaliar o que deu resultado e o impacto de suas reuniões de trabalho. Em seguida, use suas conclusões para reorganizar a lista de tarefas e eleger prioridades. Se toda essa estratégia não estiver funcionando, o tempo exclusivo para pensar será ainda mais necessário!

6) Faça-se perguntas poderosas. Você também vai querer dedicar algum do seu tempo para pensar profundamente sobre suas prioridades e a direção do seu negócio. Brian Scudamore sugere se fazer estas cinco perguntas:

a) Estou fazendo as coisas certas com as pessoas certas?
b) O que é mais importante? Em que sou bom?
c) O que eu sou ruim?
d) Como posso passar mais tempo fazendo o que sou bom?
e) Como posso gastar menos tempo fazendo o que eu sou ruim?

7) Reserve tempo para resolver seus maiores problemas. É indispensável pensar o “macro”, mas toda empresa precisa resolver seus problemas de curto prazo. Portanto, dedique uma parte do seu dia à investigação de questões desafiadoras e a processos de brainstorm para encontrar suas soluções.

8) Reserve um tempo para pensar em coisas novas. Reagir é essencial, mas buscar proativamente novas ideias para melhorar seu negócio também é. Separe um tempo para pensar em novas formas de fazer as coisas ou novas oportunidades para explorar.

 

Foto: iStock/juanjodda
Categorias Business Upgrade