HPE OneSphere
Navigation
Topo

Para vencer sua pilha de livros: um método antiprocrastinação

Muitas pessoas que apreciam bons livros acabam esbarrando na dificuldade de organizar o tempo para colocar as leituras em dia. Rotinas intensas de trabalho e compromissos pessoais servem de justificativa para adiar atividades válidas como momentos de lazer e conhecimento. No fim do dia, você chega em casa, faz uma refeição e… Deita-se no sofá? Usa o smartphone? Liga a televisão? 

Por mais que o corpo necessite de descanso, é importante avaliar se você está realmente relaxando ou apenas procrastinando. Se fosse preciso realizar algo importante, aquele momento no smartphone ou no sofá ficaria para depois? Então por que não usar essa oportunidade para vencer sua pilha de livros? Provavelmente, a grande quantidade de títulos à disposição faz desanimar um pouco. Mas justamente por isso é tão necessário organizar seu tempo para ler os livros acumulados na estante. 

 

COMO VENCER SUA PILHA DE LIVROS  

Algumas dicas podem ajudar a melhorar sua rotina e organizar seu tempo, abrindo mais espaço para a leitura. Antes de tudo, uma recomendação valiosa é não deixar que os grupos do WhatsApp atrapalhem seu momento! 

 

ESTABELEÇA UMA META  

Tenha consciência da quantidade de páginas que você consegue ler por dia. Se necessário, faças as contas. Primeiro, cronometre quanto tempo você leva para ler uma página. Em seguida, calcule quantas páginas conseguirá ler num determinado período – por exemplo, meia hora. Assim, você pode estabelecer uma meta diária e saber de antemão em quantos dias vencerá cada livro.  

Também é possível estabelecer um número de livros para ler por mês. Se forem dois, por exemplo, calcule quantas páginas teria que ler por dia para terminá-los dentro desse período. Assim, já é possível saber se meta é factível ou praticamente inalcançável.  

Pense sempre em quais momentos do dia você consegue ler um livro. No transporte público, na sala de espera do médico, antes de dormir… Estabeleça um número de páginas aproximado para esses momentos. Faça uma lista dos livros que você tem para ler. Assim, será possível visualizar quantos faltam e eliminar um a um, vendo se o seu método está funcionando.  

 

PRIORIZE  

Tenha em mente que todo tempo utilizado para algo que você não gosta tanto significa perda de tempo para a leitura. O que isso quer dizer? Que se você assiste a uma série “não tão boa”, está deixando de aproveitar o momento para vencer sua pilha de livros.  

Se você gosta de ler e tem um grande número de exemplares em espera. Se deseja ler todos eles ou sua maioria, então hierarquize seus prazeres. Você perceberá que é muito melhor abrir um livro do que continuar assistindo a algo que você não curte tanto.  

 

APROVEITE A TECNOLOGIA  

Já faz um bom tempo que os livros deixaram de existir apenas no papel. Os e-books estão por toda parte e, mesmo que algumas pessoas não os apreciem, podem ser boa alternativa. Os exemplares digitais trazem muita praticidade e têm ótimas ferramentas de busca. Isso facilita a leitura em idiomas que você não domina ou até mesmo na busca de significados de palavras em português.  

Se você é um leitor que não abre mão do livro físico, vá em frente. Porém, caso precise pesquisar uma palavra, não use o smartphone. Ele é muito propício a distrações! Prefira um dicionário “old school”. Desligue o wi-fi, mantenha o telefone longe e aproveite o momento com os recursos que você tem em papel. Ler é uma atividade que requer atenção, então coloque o foco nisso.  

 

LEIA COM UM AMIGO  

Você não precisa sentar do lado do seu amigo e ler, claro. Mas é interessante ter alguém que esteja lendo o mesmo livro que você. Dessa forma, será possível conversar sobre a leitura e perceber a visão de cada um sobre o tema. Aliás, amigos que têm uma visão diferente da sua podem acrescentar ainda mais à sua vida do que aqueles mais parecidos com você. É sempre bom perceber outro ponto de vista, enxergar algo que tinha passado despercebido. Descobrir algo que toca de forma tão intensa o outro e que você não perceberia se lesse sozinho.  

 

Organizar-se é a chave para ler todos aqueles títulos que aguardam uma oportunidade. E então? Pronto(a) para vencer sua pilha de livros? 

 

Foto: iStock/mallmo 

 

Categorias Business Upgrade