HPE OneSphere
Navigation
Topo

Moto voadora já tem protótipo 100% funcional – e é incrível

A visão do futuro alimentada por filmes e pelo próprio imaginário coletivo sempre abrigou carros voadores em cidades supertecnológicas. Agora, algo que antes parecia muitos anos à frente pode estar efetivamente bem perto de se concretizar. Entre diversos planos para veículos aéreos anunciados por gigantes como a Airbus, uma moto voadora já virou realidade.

Trata-se de um projeto da Hoversurf – uma startup russa que desenvolve drones para transporte de pessoas. A companhia construiu uma aeronave individual que, além de levar seu passageiro aos céus, põe o controle em suas mãos. Batizada de Scorpion-3, a máquina combina o design das motocicletas tradicionais a um quadricóptero. Com isso, afirmam os desenvolvedores, a moto voadora oferece velocidade, agilidade e estabilidade de navegação para pilotos profissionais ou amadores.

 

 

MOTO VOADORA: OPÇÃO DE MOBILIDADE URBANA?

Embora reconheça que sua invenção seja vista mais como um instrumento de esportes radicais, a Hoversurf mira voos mais altos. A expectativa é de que a moto voadora possa realizar em breve todo seu potencial como meio de transporte. Entregas expressas de encomenda, deslocamentos ao trabalho, passeios de final de semana. Na visão de seus criadores, a Scorpion-3 tem, sim, condições de desempenhar um importante papel na mobilidade urbana.

Assim como outros protótipos de veículos aéreos tripulados, a “hoverbike” conta com soluções internas de software para navegação. Com isso, é possível manter controle da moto voadora tanto de forma automatizada quanto inteiramente manual.

SEGURANÇA

Hoverbike - moto voadora

Para quem se preocupa com a segurança, a fabricante explica que o Scorpion-3 vem com um sistema especial incorporado. Priorizando a proteção do piloto, esse dispositivo controla e limita automaticamente a velocidade máxima e a altitude da moto voadora. Com essa inteligência de navegação assistida, o passeio torna-se mais prático e seguro. “A plataforma Scorpion possui sistema de segurança baseado em controles de voo de última geração”, garante o site da companhia. A startup conta ainda que investiu muito em pesquisa e desenvolvimento para garantir formato semelhante ao de uma motocicleta esportiva.

 

Fotos: Divulgação/Hoversurf
Categorias Lifestyle