HPE OneSphere
Navigation
Topo

Mindset: como a atitude mental influencia seu sucesso

O que você faz quando depara um obstáculo que não consegue transpor? O que acontece quando algo é tão difícil que parece totalmente inútil tentar? Foram questionamentos desse tipo – voltados ao confronto com possíveis fracassos – que despertaram a curiosidade e o interesse da pesquisadora Carol Dweck para escrever o livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”. Professora de Psicologia na Universidade Stanford e especialista em sucesso e motivação, a autora traz ideias inovadoras que reafirmam o poder e a influência das atitudes mentais na vida das pessoas.

Que tal pensar em suas atitudes diante da possibilidade de um fracasso? Algo que não ocorreu como o planejado em seu dia, por exemplo. Quais suas reações diante do problema? Ficou triste, preocupado, bravo? Ou logo buscou alternativa para resolvê-lo – “bola pra frente”?

 

FORMA FIXA x FORMA DE CRESCIMENTO

Para Carol Dweck, existem duas formas de pensamento – que ela define como Mindset Fixo e Mindset de Crescimento. Segundo a especialista, quem pensa de forma fixa tem no fracasso um sinônimo de desestímulo, derrota e humilhação. Também não acredita no resultado do esforço, da prática, pois suas crenças e qualidades são imutáveis. “Ou a pessoa é inteligente, ou a pessoa é burra”. Em contraste, a forma de pensamento para crescimento vê o fracasso como um aprendizado e aproveita a situação para descobrir métodos de aprimoramento, com mais atenção, treinamento e método. Além de tentar melhorar suas qualidades, a pessoa com foco no crescimento busca se cercar de gente que possui maior conhecimento. Para a autora, o caminho do sucesso pode estar num desses mindsets e, aprimorando uma forma de pensamento, qualquer um pode alcançar diversas mudanças positivas em sua vida.

 

MINDSET E RELACIONAMENTOS

Se você tem filhos ou gerencia pessoas, esses são outros dois motivos especiais para fazer da obra de Dweck uma leitura obrigatória. Além de abordar os dois modos de pensar, ela dedica dois capítulos para tratar de relacionamentos. Um deles chama-se “Mindset e o amor”, e outro se debruça sobre a relação cultivada com pais, professores e mentores.

Em sua abordagem, Carol Dweck analisa os avanços da psicologia como ciência. Segundo a autora, as pessoas de mindset fixo sentem-se julgadas e rotuladas, enquanto as outras, dotadas do mindset de crescimento, tentam aprender com o que viveram, superando e aceitando o passado, pois sabem que para tudo é requerido esforço. Assim como nos relacionamentos, sejam eles amorosos ou interpessoais, as lições da obra podem ser aplicadas na vida de modo geral, inclusive no ambiente de trabalho.

 

Você acredita ser uma pessoa de mentalidade fixa ou de crescimento progressivo?

Você acredita em talento nato? Que as pessoas nascem com determinadas qualidades fixas e seguem mais ou menos do mesmo modo até o fim da vida? Ou acha que é possível agregar características e qualidades ao longo de seu desenvolvimento? Crê ser possível cultivar talentos que não lhe são naturais? E o esforço para obter tais qualidades compensa?

Uma pessoa de mindset fixo tem necessidade de provar que é boa ou superiora em algo; classifica pessoas como superiores ou inferiores; encontra culpa no outro e sempre tem justificativa para seus erros; afasta-se da crítica e não aceita feedback.

Um indivíduo com mindset de crescimento, por sua vez, não gosta de se mostrar nem parecer melhor que os demais; cerca-se de pessoas mais capazes que ele próprio; reconhece e enfrenta seus erros e deficiências; busca as qualificações que necessitará no futuro e aceita feedback para melhorar.

 

Mindset - a nova psicologia do sucessoDÁ PRA MUDAR?

Em seu livro, Carol Dweck elenca três estágios para modificar seu mindset: primeiro, identificar suas crenças; depois, tomar uma decisão; e, finalmente, manter o novo pensamento. “Mindset: a nova psicologia do sucesso” é editado pela Objetiva, com versões física e digital a partir de R$ 28,40.

 

Fotos: 1. iStock/Kieferpix | 2. Divulgação/Objetiva
Categorias Business Upgrade