HPE OneSphere
Navigation
Topo

Retrospectiva: as melhores dicas de produtividade

Mais um ano está chegando ao fim, e você percebe que “faltam horas” nos seus dias. Paralelamente às tarefas de trabalho, os compromissos sociais também vão se acumulando na agenda. Para diminuir o ritmo e trazer mais tranquilidade para 2018, o portal IT Management reuniu suas melhores dicas de produtividade. Confira, nesta breve retrospectiva, valiosos conteúdos publicados ao longo do último ano:

 

1) Reserve 10 horas por semana só para pensar

Além de trabalhar, estudar e “correr atrás”, quem almeja o sucesso precisa investir tempo para simplesmente pensar. É isso que faz o CEO e fundador da O2E Brands, Brian Scudamore. Segundo ele, além de oxigenar a empresa, a atividade também evita que a saúde seja sacrificada. Para garantir pelo menos 10 horas por semana para pensar, o autor indica oito passos – que podem ser conferidos aqui.

 

2) Faça as manhãs renderem mais com pequenos hacks

Embora a produtividade esteja relacionada a um conjunto de características individuais, é possível desenvolvê-la, seguindo-se alguns padrões. Para conquistar uma rotina mais eficiente, vale conferir este checklist com oito coisas para fazer antes das 8h da manhã. Entre elas, despertar, “reconectar”, buscar inspiração, obter perspectiva e manter o foco. Todas as dicas são baseadas em princípios científicos e pesquisas de campo.

 

3) Estabeleça uma rotina alimentar capaz de turbinar sua produtividade

Criar uma lista de tarefas, responder e-mails, manter o foco em uma atividade por vez… O que mais pode contribuir para potencializar sua produtividade? A alimentação! Sim, aquela sensação de low battery do organismo está diretamente ligada a seus hábitos alimentares. Então não pule o café da manhã, respeite seu momento de almoço e também evite carboidratos. Até café em excesso pode agir como sabotador de sua produtividade, assim como lanches com alto índice glicêmico. Outra dica importante é consumir muita água. Para conhecer essa “dieta da produtividade” com mais detalhes, acesse o artigo completo aqui.

 

4) Elimine o que não é essencial e aprenda a organizar melhor o seu dia

Em seu livro “O essencialismo”, Greg Mckeown apresenta uma nova forma de encarar a rotina, equilibrando trabalho e vida pessoal. Ele defende que é preciso abolir o “não essencial” e o desperdício de tempo. A obra é uma boa fonte de aprendizado para aprender a reduzir, simplificar e manter o foco nos objetivos.

Outro livro fundamental para quem deseja produzir mais em menos tempo foi escrito por Geronimo Theml. Em “Produtividade para quem quer tempo“, o autor recomenda que o amanhã seja sempre organizado hoje. Para ele, o planejamento diário coloca o profissional “no comando” de suas tarefas (e não o contrário).

 

5) Por fim, esqueça certas “regras” de produtividade

Apesar de muito difundidas, algumas “fórmulas” de produtividade podem, na verdade, minar sua capacidade. O jornalista Alexandre Teixeira aponta pelo menos quatro delas em seu livro “Rotinas criativas: um antimanual de gestão do tempo para a geração pós-workaholic”. Iniciar o dia respondendo e-mails, “turbinar” a lista de tarefas, trabalhar ininterruptamente, começar pelo mais fácil… Descubra por que esses comportamentos são, na verdade, contraindicados.

 

Foto: iStock/ipopba
Categorias Business Upgrade