HPE OneSphere
Navigation
Topo

Linkedin: 4 dicas para seu perfil se destacar na rede profissional

De uma rede social para busca e oferta de empregos a uma plataforma de networking ativo e fortalecimento de imagem. Assim pode ser definido o Linkedin nos dias atuais. Ótimo para divulgar currículos, ele vem sendo utilizado para disseminar conteúdos relevantes, fortalecer marcas e acompanhar sua presença no mercado. E, como em toda rede social, no Linkendin também é importante interagir, apoiar e ampliar a rede de contatos.  

Ambiente propício para falar de negócios, a plataforma passou por diversas transformações ao longo de seus 14 anos. Hoje, contabiliza mais de 500 milhões de usuários. E para gerenciar proativamente a identidade profissional, tornando seu perfil mais atraente, algumas dicas são essenciais. 

 

COMO DESTACAR SEU PERFIL NA IMENSA REDE DO LINKEDIN 

Da escolha da foto à URL, algumas dicas podem ajudar a despertar as atenções. Confira: 

 

1.FOTO DO PERFIL

Todo mundo sabe que perfil sem foto tem muitas chances de ser recusado em solicitações de contato e recrutamento. Por isso é tão importante incluir uma imagem da pessoa ou empresa que está por trás da referida conta. A dica é escolher uma foto coerente com as informações do seu perfil. Ela pode ser mais descontraída, caso a profissão permita certa informalidade. No entanto, a melhor escolha ainda é a tradicional: que foto você usaria numa apresentação de trabalho? Para o Linkedin, opte por algo similar. 

 

2.INFORMAÇÕES RELEVANTES E VERDADEIRAS 

O mesmo cuidado na seleção da foto deve ser tomado no momento de preencher as informações do perfil. Na hora de montar o currículo, algumas pessoas ponderam incluir informações falsas sobre formação acadêmica ou cargos já desempenhados. Se isso pode criar uma situação embaraçosa numa entrevista de emprego, imagine numa rede social acessível a tantos contatos.  

Ao mesmo tempo, é essencial manter seu perfil atualizado. Sempre que concluir um curso, participar de uma palestra ou fizer algo diferente no trabalho, acesse sua conta e registre as novidades. 

 

3.URL PERSONALIZADA

O Linkedin permite que o usuários personalize o endereço de seus perfil. Para isso, basta acessar o painel de edição do perfil e modificar a URL. Experimente usar seu nome ou seu nome e profissão, como no exemplo: linkedin.com/in/seunome ou linkedin.com/in/profissaoeseunome. 

 

4.RECOMENDAÇÕES

Uma das ferramentas mais relevantes do Linkedin na hora de obter um novo emprego são as recomendações. Colegas anteriores, gestores, professores… todos podem contribuir com o seu perfil, destacando suas qualidades. Suas principais características e aptidões ganham outra perspectiva quando ressaltadas por outras pessoas. Portanto, vale sim pedir a recomendações ao seu círculo. E não se esqueça de também deixar recomendações nos perfis de seus contatos. 

 

Foto: iStock/masterzphotois 
Categorias Business Upgrade
Tags carreira